Google construirá cabo submarino para acelerar a web no Brasil

O Google construirá cabo submarino para acelerar a web no Brasil, com o objetivo de aumentar a capacidade de infraestrutura da internet não só…

Por Andre em 10/10/2014

O Google construirá cabo submarino para acelerar a web no Brasil, com o objetivo de aumentar a capacidade de infraestrutura da internet não só no território nacional, mas em toda a América Latina, região onde há, atualmente, mais de 300 milhões de usuários da rede mundial de computadores.

Google construirá cabo submarino para acelerar a web no Brasil (Foto: Divulgação)

De acordo com a notícia divulgada através do Blog do Google, o novo cabo submarino vai conectar os Estados Unidos à América Latina, partindo de Boca Ratón, na Flórida, e chegando às cidades de Fortaleza e Santos.

No total, esse novo cabo submarino do Google terá 10.556 quilômetros de extensão e será construído por um consórcio multinacional de empresas de telecomunicações e tecnologia, formado pelo próprio Google, Algar Telecom (Brasil), Antel (Uruguai) e Angola Cables.

Google Maps agora tem versões da Lua e de Marte

Google cria hackers de elite para melhorar segurança

Google construirá cabo submarino para acelerar a web no Brasil

O novo cabo de fibra ótica vai ligar Boca Ratón, na Flórida, às cidades de Fortaleza e Santos (Foto: Divulgação)

Esse novo empreendimento do Google, cujos custos não foram revelados (a empresa fala em “dezenas de milhões de dólares”, mas sem especificar valores), visa melhorar as condições de navegação na internet para os moradores da América Latina, uma das regiões em que o número de usuários conectados mais cresce no mundo.

À medida que novos usuários se conectam à rede, cresce a necessidade de expandir a infraestrutura para manter a internet funcionando, oferecendo a todos uma experiência online rápida, útil e segura. E é por isso que se faz necessário esse cabo submarino ligando os EUA ao Brasil, segundo a gigante de buscas.

Conforme informações de sites especializados em tecnologia, o cabo terá seis pares de fibra, podendo aumentar a largura da banda dos sistemas de cabos submarinos atuais em 64 terabits por segundo. A expectativa é de que o cabo submarino para acelerar a web no Brasil comece a ser construído imediatamente e que as obras sejam finalizadas até o fim de 2016.

Outros projetos semelhantes

O Google vem investindo em projetos semelhantes, interligando outras regiões do planeta por meio dos cabos submarinos (Foto: Divulgação)

Os cabos submarinos de fibra ótica são um dos principais responsáveis pela transmissão de dados ao redor do mundo. Desde 2008, o Google tem investido em projetos do tipo, para acelerar a velocidade da internet, como os cabos que ligam os EUA ao Japão e o sudeste asiático ao Japão, entre outros.

Saiba mais sobre os cabos submarinos

Com os novos investimentos, a expectativa é de que a navegação na internet se torne mais rápida e segura (Foto: Divulgação)

Se você quer saber mais a respeito dos cabos de fibra ótica submarinos que integram as comunicações em todo o mundo, confira o mapa interativo disponível no site da TeleGeography, empresa especializada em telecomunicações.

Top