Golpes em entregas de delivery: saiba como se proteger

Felipo Bellini 17/12/2021 Notícias

Os golpes em entregas de delivery cresceram rapidamente nos últimos meses e as pessoas precisam, infelizmente, tomar certas medidas protetivas contra este tipo de problema que não parece ter um fim.

Serviço Delivery: o que deveria facilitar pode virar dor de cabeça 

Os serviços de delivery fazem a entrega de todo tipo de compra seja feita através da internet, ligações pelo celular ou por aplicativos, direto para a moradia do cliente que solicitou por este tipo de serviço.

Para completar, de fato, este serviço especializado o estabelecimento deve contar com um serviço de entregas e possuir o endereço cadastrado daquele mesmo cliente que solicitou o serviço.

Golpes em entregas de delivery saiba como se proteger (2)

Fonte/Reprodução: original

Um dos principais golpes que tem ocorrido durante as entregas se motiva pela maquininha de cartões com uma tela quebrada de propósito. Desde o começo da pandemia houveram cerca de 125 denúncias, e esses golpes chegam em R$ 600 mil.

Os entregadores aplicam os golpes ao apresentar o valor certo no celular para confundir o cliente, mas na maquininha como não é possível enxergar o valor no visor, eles pagam sem ter conhecimento de ser um golpe. 

Quais os dados recentes sobre os golpes em entrega de delivery?

De acordo com dados apresentados pelo Procon do estado de São Paulo, há cerca de 186% em registro de golpes, que se acumularam entre janeiro a maio de 2021. 

Algo que deveria ser realmente seguro se tornou uma grandiosa dor de cabeça, visto que de 3.282 reclamações feitas no site consumidor.gov.br, 793 mencionaram as temidas cobranças indevidas de taxas extras, segurança inexistente e riscos de sofrer algum dano.

Como se proteger de possível golpe em entrega de delivery?

Caso você caia em golpes em entregas de delivery, ligue de imediato ao seu banco para conseguir realizar o bloqueio de seu cartão, bem como solicitar a contestação deste pedido. 

O próprio Idec menciona haver importância de contatar o aplicativo pelo qual fez o pedido, para pedir esclarecimentos do entregador e saber o que ocorreu. Os aplicativos precisam ter maior responsabilidade para lidar com este problema em específico.

Lembre-se que registrar o boletim de ocorrência é outra medida cabível que deve ser tomada, para encaminhar ao aplicativo e pedir pela devolução do dinheiro perdido.

Tomar sempre cuidado é uma das maneiras de fugir dos golpes, e procurar questionar o entregador sobre taxas extras e evitar pagar, além de avisar o próprio aplicativo para tomar as devidas providências.

Outros artigos

Framboesa de Ouro 2014: lista de vencedores

10/03/2014

Framboesa de Ouro 2014: lista de vencedores

Enquanto o filme “12 anos de escravidão”, o ator Matthew McConaughey, a atriz Cate Blanchet e o diretor Alfonso Cuarón (do filme “Gravidade”) eram eleitos os ganhado...

Onde fazer caminhada em São Paulo

08/10/2012

Onde fazer caminhada em São Paulo

A caminhada é o segundo esporte mais popular entre os brasileiros, perdendo apenas para o futebol, e além de ser uma excelente forma de se distrair e manter o corpo ...

Lojas Ponto Frio Endereços SP

15/04/2010

Lojas Ponto Frio Endereços SP

As Lojas Ponto Frio estão ganhando um significativo espaço no mercado brasileiro, comercializando produtos das melhores marcas. Essa rede de varejo já conta com ...