Golpe do boleto falso do Detran, como evitar

Você sabe sobre o Golpe do boleto falso do Detran, como evitar? Criminosos pegam informações sobre  número da placa fotografando veículos que estão trafegando em…

Você sabe sobre o Golpe do boleto falso do Detran, como evitar? Criminosos pegam informações sobre  número da placa fotografando veículos que estão trafegando em uma determinada via e depois produzem um falso boleto de pagamento de multa e o enviam ao proprietário do automóvel.  Nesse suposto boleto está incluso o número de uma conta bancária na qual será efetuado o depósito do pagamento.

Confira: Cadastro para receber fatura vivo por e-mail

 

Golpe do boleto falso do Detran, como evitar - Fique por dentro sobre o golpe do boleto falso (Foto: Divulgação)

Golpe do boleto falso do Detran, como evitar

Golpe do boleto falso do Detran, como evitar? Para prevenir o DETRAN SP recomenda que os motoristas consultem o portal da entidade para verificar, por meio do número da placa e do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), se realmente existe alguma infração. E se o boleto indicar algum outro órgão autuador, como prefeituras, DER (Departamento de Estradas e Rodagem) ou Polícia Rodoviária Federal, a pesquisa deverá ser realizada nos sites destes departamentos. Confira outras dicas de como se prevenir do golpe do boleto falso do Detran:

Saiba como é a verdadeira multa do Detran para saber identificar a falsa (Foto: Divulgação)

  • De acordo com o Detran.SP, os boletos falsos mencionam no cabeçalho o Sistema de Controle de Multas (SISCOM), mas esse sistema não existe. Nas multas reais, a notificação possui um brasão do Estado de São Paulo, menção à Secretaria da Fazenda e a sigla MILT (Multa por Infração à Legislação de Trânsito);
  •  O Detran.SP ressalta que não opera radares, que são de responsabilidade exclusiva das prefeituras e dos órgãos rodoviários. Sendo assim, nenhuma notificação do Detran.SP apresenta fotos dos veículos;
Leia também: Como entrar com recurso no seguro desemprego

Você pode pesquisar no site do Detran para saber sobre a multa (Foto: Divulgação)

Como acontecem as multas reais

Quando uma infração é registrada, primeiro é enviada uma notificação de autuação para o proprietário e após o prazo determinado para a indicação do condutor, será enviada a notificação de penalidade, que é o boleto de pagamento. Somente após o prazo para a indicação será encaminhada a notificação de penalidade, que é o boleto para pagamento da multa. Além disso As multas cujo órgão autuador é o Detran-SP podem ser pagas sem necessidade de boleto, bastando informar o Renavam do veículo em qualquer instituição bancária credenciada, por meio da internet, caixas eletrônicos e agências.

Leia Também:  Simulação Financiamento Goldfarb

Leia também: C&A Cartão Mastercard Fatura

 

A falsa multa informa um número de conta para ser feito o depósito (Foto: Divulgação)

O que fazer se você já caiu no golpe

Os cidadãos que caíram no Golpe do boleto falso do Detran, como evitar devem acionar a Ouvidoria – Acesso pelo portal detran.sp.gov.br, na área de “Atendimento” – enviando todas as informações com detalhes para investigação.

Top