Ginástica holística: o que é, benefícios

PUBLICIDADE

Criada pela médica e fisioterapeuta alemã Lily Ehrenfried, que desenvolveu, na França, os ensinos recebidos por Elsa Gildler, a ginástica holística surgiu em um momento da história em que vários pesquisadores se dedicavam intensamente ao estudo do movimento.

O potencial lúdico é muito estimulado. (Foto: divulgação)

Essa maneira diferente de se exercitar tem por objetivo trabalhar e desenvolver a sensibilização e tomada de consciência do aluno, de modo que ele possa utilizar todo seu potencial perceptivo, sensorial e motor. Saiba o que é ginástica holística e quais seus benefícios.

Conheça mais sobre a ginástica holística.

PUBLICIDADE

O que é ginástica holística

Através da atuação simultânea sobre a respiração, equilíbrio e tônus muscular, a ginástica holística ajuda a melhorar todas as funções orgânicas, resultando em uma atitude corporal harmônica e saudável.

Os exercícios propostos utilizam o corpo como um todo, não restringindo a aplicação de força muscular em apenas uma região localizada. Os movimentos realizados respeitam as estruturas anatômicas e as limitações fisiológicas e biomecânicas de cada indivíduo.

As aulas devem ser realizadas individualmente ou em pequenos grupos. (Foto: divulgação)

Como as aulas são realizadas

A aula deve ser preparada com base em uma entrevista prévia com os alunos, para que o professor possa definir suas expectativas, necessidades e limitações e assim criar uma rotina de exercícios adequada. Por isso as aulas geralmente são individuais ou em pequenos grupos.

Nessa técnica de exercício o professor não realiza os movimentos e apenas descreve-os com precisão, oralmente, aos alunos que devem executá-los, colocando em prática todo seu potencial lúdico. Os exercícios podem ser complexos e pouco usuais, de forma que, ao exercitar a imaginação para realizar o movimento, a pessoa exija uma resposta neuromuscular renovada.

Benefícios para o organismo

A execução dos movimentos é entrecortada por momentos de pausa, que possibilita conscientização de seu estado e análise das sensações, individualmente. A falta de um modelo a ser seguido leva cada pessoa a se adaptar às possibilidades daquele momento e buscar continuamente por uma melhor mobilidade.

As técnicas de respiração e relaxamento muscular ativo resultam em transformações internas, que afetam diretamente os órgãos, com seu efeito normalizador sobre as principais funções orgânicas. Vale ressaltar que a ginástica holística valoriza a qualidade do movimento e não sua repetição mecânica, como acontece com a maioria das outras técnicas de exercícios.

PUBLICIDADE

É uma excelente alternativa para quem pretende desenvolver mobilidade, aliviar tensões e adotar uma postura corporal correta, sendo, portanto, uma excelente atividade complementar para áreas como reumatologia, ortopedia e neurologia.

Os exercícios são pouco usuais. (Foto: divulgação)

Não existe contraindicação para grávidas ou crianças, sendo, inclusive, indicada em ambos os casos, para que seja desenvolvida a consciência sobre o próprio corpo, bem como o potencial lúdico, além da prevenção de vários problemas de saúde.

Confira os benefícios da atividade física para gestantes e veja dicas de exercícios.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.