Ginástica holística: benefícios

A ginástica holística foi criada na França, no início do século passado, pela medida e fisioterapeuta alemã Lily Ehrenfried e se caracteriza como um…

A ginástica holística foi criada na França, no início do século passado, pela medida e fisioterapeuta alemã Lily Ehrenfried e se caracteriza como um método de trabalho corporal que leva o aluno a usar melhor seu potencial motor, sensorial e perceptivo. A ginástica também proporciona uma consciência maior do próprio corpo e do modo como funciona sua estrutura física.

O exercício ajuda a ter uma postura mais correta (Foto: divulgação)

Respiração mais natural

Entre os benefícios da ginástica holística estão a reorganização da postura e o equilíbrio do tônus muscular. Outra vantagem é conseguir com que sua respiração fique mais natural e condizente com cada momento. Um dos pontos interessantes da prática é que os professores não fazem o exercício e pedem para que os alunos repitam os movimentos. Os instrutores verbalizam o que precisa ser feito pelo aluno e os próprios participantes é que o praticam da maneira como compreenderam, isso faz com que cada um siga suas próprias possibilidades. Não há movimentos rápidos na ginástica holística. Ao contrário disso, as séries são realizados de um modo mais lento, de acordo com a respiração dos participantes.

Os participantes exploram seus limites (Foto: divulgação)

Indicada para cantores e dançarinos

A prática é usada em áreas de ortopedia, reumatologia e neurologia para auxiliar no tratamento. Pode ser utilizado também na gravidez e no pós-parto para auxiliar o organismo na adaptação às alterações de peso e respiração. Os exercícios também são indicados para crianças, que devem fazer as aulas em grupos específicos para elas. O objetivo é atingir um desenvolvimento integral por meio de uma prática lúdica e preventiva. Até mesmo artistas da música, do canto e dança podem se beneficiar da ginástica holística, uma vez que os exercícios favorecem a conquista de harmonia, flexibilidade e precisão.

As aulas podem ser individuais ou em grupo (Foto: divulgação)

Quem busca um exercício que respeite seus limites pode encontrar na ginástica holística uma ótima opção em aulas individuais ou em grupos. Em uma entrevista que antecede o início da prática, o professor irá elencar os objetivos e possibilidades de cada participante e será a partir desta avaliação e na evolução dos alunos que as aulas serão ministradas.

Leia Também:  Acessórios diferentes para a cozinha

Leia mais: Como cuidar das roupas de ginástica

Ginástica Para Gestantes

Top