Ginástica Artística – Conheça este Esporte

Sempre que o período de jogos olímpicos se aproxima, todos passam a tentar compreender melhor alguns esportes (não muito populares) em um país que…

Por Redacao em 28/08/2011

Sempre que o período de jogos olímpicos se aproxima, todos passam a tentar compreender melhor alguns esportes (não muito populares) em um país que sempre prioriza o futebol. No entanto, muitas outras práticas esportivas ainda são pouco conhecidas dos brasileiros; já outras, não são tão apreciadas como é o caso da Ginástica Artística.

Você sabe o que é essa modalidade esportiva? Pois bem, se não conhece vamos trazer aqui informações para que você saiba o que é gisnástica artística e conheça este esporte. A ginástica artística  é muito conhecida como ginástica olímpica. É um dos esportes mais emocionantes. Ela faz uma mistura de harmonia com força física, controle do corpo, concentração, coordenação e flexibilidade onde o equilíbrio e a elegância devem fazer toda a diferença na performance a fim de que o atleta possa atingir uma pontuação mais elevada. O encanto desse esporte se dá pela perfeita junção de todas as habilidades (realizadas em poucos minutos). Isto torna a apresentação ainda mais difícil. Existem alguns aparelhos utilizados para a apresentação da Ginástica Artística, são eles:

– Trave: Em um espaço estreito com medidas de 10 cm de largura e cinco metros de comprimento, o atleta é provocado a ter bastante precisão em suas ações. Qualquer erro pode ser considerado grave e por muito pouco ele pode ser desclassificado da prova.

– Barras assimétricas: Aqui o esforço necessita de mais precisão e agilidade. O atleta precisa realizar movimentos encarpados e mortais ao passar de uma barra para outra, em vários saltos. As medidas das barras são padronizadas: 2,45 m e 1,65 m de altura.

– Solo: Neste caso, os exercícios realizados no solo são feitos com participação de fundo musical, o que proporciona mais brilhantismo ao esporte. A maioria das pessoas lembra dessa modalidade esportiva associando-o com este exercício. Seus movimentos mais comuns são o twist e saltos mortais. O espaço para a apresentação é de 12 m².

– Barra fixa: Na barra fixa, os saltos mais comuns são os mortais ou encarpados, sendo que o atleta precisa deixar de tocar o aparelho por algumas vezes. As medidas da barra são 2,75 cm de altura e 2,40 cm de comprimento.

– Cavalo com alças: Neste exercício, o atleta precisa de muita rapidez e agilidade, pois só é permitido tocar o aparelho com as mãos. Os movimentos em tesouras e círculos devem ser contínuos. Suas medidas são: 1,6 m de comprimento e 1,05 m de altura.

– Barras paralelas: Aqui, a obrigação é fazer movimentos no ar sem nenhuma das mãos no aparelho, o que necessita de força e agilidade. A altura é de 1,75 m.

Caro leitor, os atletas que se dedicam ao esporte necessitam de uma alimentação balanceada para manter o corpo sempre bem nutrido para a execução de exercícios diversos e treinamentos intensos. Em nosso país temos inúmeros atletas que garantem o cumprimento desta regra.
Falando nisto, o Brasil tem se destacado (nos últimos anos) na Ginástica Artística, você sabia? Ele se mantem entre os principais países que valorizam o esporte e como vencedor de várias competições. Parabéns então para nós Brasileiros.

Top