Nesta terça-feira (26), Gilberto Gil festeja 70 anos. O cantor e compositor celebra o aniversário em plena atividade. Há aproximadamente um mês, gravou um CD e DVD ao vivo no Rio de Janeiro, com lançamento previsto para o final do ano.
Leia mais: Celebrando 70 anos Gilberto Gil se emociona ao cantar com orquestra
Na próxima semana, o músico começa mais uma turnê pela Europa, onde o primeiro espetáculo começa em Londres, no dia 1º de julho, no lançamento do festival Back2Black. Relembre abaixo alguns momentos da vida e da carreira do cantor:
Gil Tropicalista
Na década de 60 Gilberto Gil em parceria com Caetano Veloso conduziram uma revolução na música brasileira. O tropicalismo sugeria a combinação de vários ritmos, samba, baião, bossa, rock e até música erudita. O sucesso tropicalista ocorreu no festival da música brasileira em 1967, quando Gil cantou “Domingo no Parque” e Caetano, “Alegria, Alegria”.
Gil banido
No final da década de 60, Gilberto Gil e Caetano Veloso foram presos, denunciados por “subversão” pela ditadura militar. Os dois foram banidos para Londres. Fora do Brasil, o cantor começou a tocar com músicos locais , onde compôs diversas faixas, entre elas “Nêga”, “Volks Volkswagen Blue”, “Crazy Pop Rock”.
Gil no Brasil
Em 1972, o cantor retorna ao Brasil. Porém, os problemas com a ditadura permanecem, sendo “Cálice” lançada somente em 1978. Após seu retorno, o músico realizou diversos show em todo o País, apresentando seu mais novo disco “Expresso 2222”.
Gil preso
Em 1976, o cantor foi preso por porte de droga. A detenção ocorreu durante um show dos Doces Bárbaros (grupo constituído por Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia) em Florianópolis. Após admitir seu vício, o músico teve que passar por tratamento médico.
Gil na África
Após passar pela reabilitação, Gilberto Gil, fez uma séries de show em Lagos, na Nigéria. A viagem pela África rendeu mais um disco “Refavela” lançado no mesmo ano. As músicas que marcaram o álbum foram a própria “Refavela”, “Babá Alapalá”, “Balafon” e “Patuscada de Gandhi”.
Confira também: Melhores músicas de MPB
Gil Pop
Após o sucesso de “Realce” em 1979, Gil, iniciou os anos 80 liderando as paradas em todo o território nacional. Músicas como “Toda Menina Baiana”, “Palco”, “Andar com Fé” e “Drão” foram as mais escutadas da época. Nesse mesmo período, o cantor consolidou carreira internacional, realizando diversas turnês pelo hemisfério norte.
Gil Acústico
Já na década de 90, Gilberto lançou o disco “Gilberto Gil Unplugged”, um dos primeiros albuns acústicos destinado a um público mais jovem. O álbum rendeu uma extensa turnê que rodou todo o globo, durando mais de um ano e meio. Foi um dos maiores sucessos do músico.
Gil Ministro
Em 1980, o cantor passou rapidamente pela política, cumprindo um mandato como vereador em Salvador pelo PMDB. Mas foi em 2003 que ele assumiu o Ministério da Cultura no governo do Lula.
Gil retrospectivo
Após deixar o cargo como Ministro da Cultura em 2008, o músico dedicou-se a lançar material inédito como “Banda Larga Cordel” e “Fé na Festa”, mas também em desempenhar releituras de sua própria obra. Na versão voz e violão ele lançou no CD e DVD “Banda Dois”. No final deste ano, apresenta outra obra, mas desta vez seguido de uma orquestra.