Gestão Ambiental – SENAC

Muito se fala em meio ambiente e em sua gestão. Mas qual seria a função de um gestor de meio ambiente? Este profissional estuda…

Por Redacao em 20/07/2011

Muito se fala em meio ambiente e em sua gestão. Mas qual seria a função de um gestor de meio ambiente? Este profissional estuda o funcionamento do meio ambiente e dos diferentes tipos de organismos vivos e sua relação com o ser humano. Desta forma, ele é responsável por planejar, desenvolver e executar projetos que tenham por objetivo preservar o meio ambiente. O Gestor Ambiental elabora estratégias para que o impacto ambiental realizado pelas atividades humanas seja o menor possível, podendo atuar na recuperação e manejo de áreas degradadas, no planejamento ambiental e na exploração de recursos naturais de maneira sustentável.

Pensando nessa necessidade mercadológica por profissionais com conhecimentos específicos da área ambiental e sua gestão, o Centro Universitário SENAC oferece duas possibilidades de curso, uma tecnológica e outra de pós-graduação em Gestão Ambiental.

No curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental, que possui a duração de dois anos, o aluno irá ter aulas que visam abordar as questões relacionadas ao meio ambiente de maneira sistematizada e interdisciplinar, para que o ele desenvolva competências para atuar como gestor ambiental em diferentes áreas, em suas peculiaridades e em diversos contextos.

No currículo, nos deparamos com diversos conteúdos relacionados às áreas das ciências bilógicas, humanas e exatas, o que possibilita a discussão sobre os principais impactos socioambientais nos meios rurais, urbanos e naturais e acerca das ferramentas que enquanto, profissional da área, ele poderá utilizar para obter melhor desempenho ecológico das diferentes atividades humanas. Ao término do curso, o aluno estará habilitado a atuar em órgãos governamentais, organizações não governamentais (ONGs) e empresas privadas, como por exemplo empresas de saneamento, planejamento e gestão ambiental, institutos de pesquisa, indústrias, fundações, além de poder prestar consultorias.

As inscrições para o vestibular estão abertas e podem ser feitas no seguinte endereço: http://www.sp.senac.br/, as aulas serão realizadas no campus Santo Amaro.

Para quem já possui graduação, o SENAC também oferece o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Ambiental, nas unidades Jabaquara, Santo e São José do Rio Preto.

Com carga horária de 368 horas/aula, o curso busca especializar profissionais a atuarem como Gestores Ambientais, nos setores público e privado ou no terceiro setor. Por conta da abordagem interdisciplinar adotada pela instituição de ensino, o aluno será capaz de enxergar a questão do meio ambiente de forma ampla e integrada, permitindo sua atuação em diferentes segmentos da área ambiental.

O curso integra aspectos teóricos e práticos, com exposição de estudos de caso, promoção de debates entre alunos e professores, pesquisas, entrevistas com especialistas, e também com visitas técnicas a instituições e empresas públicas e privadas. Além disso, parte do curso é feito em EAD, por meio do “blackboard”, ambiente virtual de aprendizagem do SENAC.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 1º de agosto de 2011. Para maiores informações e para realizar sua inscrição, visites o site http://www.sp.senac.br/jsp/webcas/default.jsp?newsID=a16834.htm&testeira=724&type=P,M,PE&unit=NONE&sub=0.

Top