Gerenciamento de vendas – como ter sucesso, dicas

O profissional que atua no gerenciamento de vendas pode ser o responsável direto tanto pelo sucesso de uma empresa quanto pelo seu fracasso, já…

Um gerenciamento de vendas bem feito pode significar grandes lucros para a empresa

O profissional que atua no gerenciamento de vendas pode ser o responsável direto tanto pelo sucesso de uma empresa quanto pelo seu fracasso, já que o departamento comercial de uma organização é hoje tido como o ponto principal para que o negócio seja realmente lucrativo.

Tendo isso em mente, quem trabalha na área deve estar sempre preparado para conseguir tirar o melhor do seu potencial, além de saber lidar com as pressões, expectativas e ansiedades daqueles que diretamente dependem do seu desempenho, como a direção da empresa e a equipe que você lidera.

Para tanto, existem diversos treinamentos e cursos de capacitação, que deixam o profissional cada vez mais por dentro das últimas novidades, oferecidos por diversas instituições em todo o país. Além disso, há algumas dicas iniciais, que podem te ajudar a ter sucesso atuando no gerenciamento de vendas.

Conheça melhor os seus comandados

Para que o trabalho da equipe de vendas funcione da melhor maneira, o gerente deve dedicar um tempo para conhecer os seus comandados. Um simples bate papo, incluindo assuntos profissionais e pessoais, pode ser um bom começo para criar laços com os colegas.

Outra maneira para fortalecer a equipe é preferir uma comunicação direta, ao invés de se comunicar por e-mails e memorandos.

Dê valor à sua equipe

Funcionários que se sentem valorizados transmitem a sensação para os clientes

Reconhecer e elogiar a sua equipe de vendas pode fazer uma enorme diferença para o sucesso do empreendimento. Um funcionário que se sinta valorizado pela empresa vai tratar os clientes ainda melhor, resultando em bons negócios para todos. Os elogios devem ser feitos em público, já se precisar criticar, é melhor que seja em particular.

Leia Também:  "Os Vingadores" deve arrecadar US$ 600 milhões até o fim de semana

Promover concursos internos, oferecendo prêmios aos melhores vendedores, também é uma boa dica para tornar o trabalho divertido e os funcionários mais motivados.

Faça reuniões constantes

Convide os seus comandados para reuniões com uma certa frequência, deixando-os sempre a par da situação. Informe a eles a meta que a empresa deseja alcançar e sobre a maneira pela qual eles serão avaliados. Isso costuma resultar em um maior comprometimento e os resultados podem ser surpreendentes.

Esqueça o estilo autoritário

Manter uma boa relação com toda a equipe é fundamental para o sucesso

Aquele estilo de chefe autoritário, que mal cumprimenta os funcionários, que os trata aos berros e só sabe cobrar e reclamar não funciona mais. Quem insistir em ser desse tipo pode perder o controle total da equipe e o resultado ser um fracasso.

Atualmente, as características mais valorizadas para um gerente de vendas são a cordialidade, a criatividade, a paciência, a vontade de trabalhar para conseguir aquilo que se deseja e a inovação, além, é claro, de uma boa formação profissional.

Top