Geólogo – Mercado em expansão

A geologia é uma ciência muito antiga, seus primeiros registram datas de cerca de 300 anos, contudo nunca foi um ramo popular da ciência,…

A geologia é uma ciência muito antiga, seus primeiros registram datas de cerca de 300 anos, contudo nunca foi um ramo popular da ciência, havendo comumente um número maior de vagas do que de candidatos nos vestibulares na maioria das universidades brasileiras. No entanto com a descoberta do pré-sal e a possibilidade de outros poços de petróleo e outras riquezas subterrâneas, o profissional passa a ter uma maior visibilidade, uma vez que sua atuação é primordial nesse contexto.

O que faz o geólogo?
O geólogo é o profissional que estuda a estrutura e a composição da terra, sua evolução e os processos que acontecem na sua superfície e também no seu interior. Através do estudo e da análise associada de diversos destes quesitos os geólogos podem identificar as estruturas internas da terra, como petróleo, carvão, ferro, cobre, urânio além de outros. Além de identificar a existência desses elementos no interior da terra, o geólogo também está apto a gerir essas reservas. Este profissional também possui uma formação sólida que o capacita a identificar a contaminação ambiental através de metais pesados como o urânio, por exemplo, o que lhe abre importante frente de trabalho junto à área médica e de saúde.

Curso de geologia
O curso de geologia oferece ao acadêmico uma formação cientifica muito sólida e, portanto exige muita dedicação e estudo, com especial destaque para as disciplinas de física, química, biologia e matemática, assim como disciplinas especificas do curso como antropologia, cristalografia, geofísica, geoquímica, hidrogeologia, mineralogia, paleontologia, petrologia, tectônica, entre outras. A duração média do curso universitário de geólogo é de 5 anos, além do estágio e da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, em que é exigido que o acadêmico realize um estudo e um mapeamento geológico de uma determinada área, objeto de estudo durante o estágio.

Continuar Lendo  Vagas para Professores 2011 RJ, Empregos para Professor

Geólogo no contexto atual
Até 2009 o Brasil formava cerca de 350 profissionais anualmente, um número muito abaixo das necessidades, especialmente com a descoberta da camada do pré-sal no litoral brasileiro e da perfuração dos poços de petróleo. Assim, para atender essa demanda crescente o governo Federal autorizou a abertura de novos cursos nas regiões costeiras, com objetivo de formar profissionais para atuar na área, o que significa para esses futuros acadêmicos uma chance muito grande de sair da universidade com uma excelente colocação no mercado de trabalho.

Top