Gelo seco caseiro: como fazer

O gelo seco é composto por dióxido de carbono solidificado resfriado a uma temperatura menor que 78 graus Celsius negativos (-78°C). A substância é…

Por Editorial MDT em 19/02/2013

O gelo seco é composto por dióxido de carbono solidificado resfriado a uma temperatura menor que 78 graus Celsius negativos (-78°C). A substância é usada para criar uma nuvem branca densa em apresentações de teatro e também pode ser utilizada para refrigerar produtos. Gasoso, o gelo seco não é molhado, por isso se for usado na refrigeração de algum alimento, por exemplo, não irá umedecer a embalagem. Dá para fazer gelo seco em casa, mas a atividade é trabalhosa e requer muito cuidado, porque pode queimar a pele.

Tome cuidado para não se queimar durante o procedimento (Foto: divulgação)

O que é preciso para fazer gelo seco caseiro

Saiba o que usar para fazer gelo seco caseiro: um saco de tecido (pode ser até mesmo um pano de chão, mas precisa ser costurado em uma das extremidades), luvas, pinças, fita adesiva, óculos de proteção e um extintor de incêndio de dióxido de carbono. Depois de calçar as luvas, coloque o bico do extintor de incêndio dentro do saco de tecido e feche completamente usando a fita adesiva. Esse procedimento é feito para evitar que o saco se movimente ou que a substância química se espalhe. Em seguida, aperte o gatilho do extintor de incêndio para que o jato de dióxido de carbono se direcione para o interior do saco.

Substância é usada para fazer fumaça em eventos e para refrigerar produtos (Foto: divulgação)

Gelo seco caseiro: como fazer

Depois que esvaziar o extintor de incêndio, retire a fita adesiva, com cuidado, e olhe dentro do saco de pano. Você verá um pó branco solidificado que deverá ser usado logo para que não se evapore. Existem outras formas de fabricar gelo seco, porém com máquinas que combinam baixa temperatura e alta pressão. Para eventos, é possível arrendar equipamentos para produzir o gelo seco, sem ter que adquirir a máquina se não for usá-la depois.

Máquinas de gelo seco facilitam a produção (Foto: divulgação)

 

Ao fazer gelo seco caseiro, você pode utilizá-lo também para brincar com seus amigos, porém o contato com o produto não deve ser feito diretamente, uma vez que pode machucar a pele e para proteger os olhos, usar óculos de proteção é de grande importância.

Confira também:

Máquina Portátil de Gelo Preço, Onde Comprar

Gelo Pode Queimar a Pele

Top