Garantia estendida: vale a pena comprar?

Quem comprou algum tipo de produto nos últimos tempos, seja um eletrodoméstico, móvel, aparelho eletrônico, computador, celular ou até mesmo um brinquedo, certamente deve…

Quem comprou algum tipo de produto nos últimos tempos, seja um eletrodoméstico, móvel, aparelho eletrônico, computador, celular ou até mesmo um brinquedo, certamente deve ter sido questionado pelo vendedor se desejava adquirir a garantia estendida.

As lojas de eletrodomésticos são as campeãs em oferecer garantia estendida (Foto: Divulgação)

Essa prática, que tem se tornado cada vez mais comum nas grandes lojas e também nos sites de comércio eletrônico, tem sido um dos maiores motivos de reclamações recebidas em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Devido à extrema insistência dos vendedores, que costumam oferecer algumas vantagens e descontos para quem cede aos seus argumentos e acaba levando a garantia estendida, muitos consumidores têm registrado queixas contra as empresas, com algumas delas sendo até multadas pelas práticas abusivas.

Diante de tamanha oferta, é importante que você saiba o que é a garantia estendida e para que ela serve, para que se decida se vale a pena ou não contratar esse serviço.

Como funciona: Garantia de produtos – saiba mais

O que é a garantia estendida

Existem dois tipos de garantia estendida: a complementar e a que tem a finalidade de aumentar a garantia contratual (Foto: Divulgação)

Garantia estendida é uma espécie de seguro, regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que pode ter a finalidade de estender ou de complementar a garantia legal, que é gratuita e prevista pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), consistindo essa em 30 dias para os bens não duráveis e em 90 dias para os bens duráveis.

Quando a garantia estendida tem a finalidade de aumentar a garantia oferecida pelo fabricante, que normalmente é de um ano, ela passa a valer a partir do término da garantia contratual, tendo as mesmas condições de cobertura. Já se a garantia estendida for complementar à contratual, ela deverá aumentar as condições de cobertura oferecidas pelo fabricante.

Continuar Lendo  Franquia Loja 6 do Ratinho, quanto custa

De acordo com o Procon, o consumidor pode ser indenizado pela garantia estendida através de três maneiras: o reparo do produto, a reposição do bem ou o dinheiro. Essa informação deve constar no contrato e o cliente deve tomar ciência dela antes de contratar o seguro.

Confira as dicas: Produto novo com defeito – o que fazer

Vale a pena comprar a garantia estendida?

Antes de se decidir se vai comprar ou não a garantia estendida, o consumidor deve pesar os prós e os contras do seguro (Foto: Divulgação)

Na hora de decidir se vale a pena comprar a garantia estendida, cada consumidor deve pesar os prós e os contras desse tipo de seguro. Não deixe de verificar em quanto a contratação vai pesar no seu bolso e lembre-se de que existem algumas exclusões na cobertura, que são situações nas quais o seguro não tem validade, assim como acontece nas garantias contratual e legal.

Outro dado que pode ajudar na sua decisão vem de uma pesquisa feita nos Estados Unidos recentemente, que mostrou que apenas 3% dos eletroeletrônicos com até quatro anos de uso apresentaram algum tipo de defeito.

Top