Garagem – como aproveitar o espaço

A garagem não é um dos principais espaços trabalhados pela decoração, mas ela precisa estar sempre organizada para facilitar a vida dos moradores. O…

Por Isabella Moretti em 23/01/2012

Use principalmente o espaço vertical para organizar a garagem

A garagem não é um dos principais espaços trabalhados pela decoração, mas ela precisa estar sempre organizada para facilitar a vida dos moradores. O ambiente construído para guardar o automóvel pode apresentar um visual simples ou possuir uma dose de personalidade com suas características estéticas.

Os arquitetos já propõem uma série de mudanças estruturais para construir a garagem residencial. Na maior parte das vezes eles buscam uma forma de fugir um pouco do convencional e aproveitar o espaço da melhor forma possível.

As pessoas que não desejam fazer uma reforma intensa na garagem ou mesmo ampliá-la devem buscar alternativas. Organizar o espaço é uma ótima opção, já que elimina o desnecessário e garante o armazenamento dos utensílios que habitam a garagem.

Já faz algum tempo que a garagem deixou de ser habitat exclusivo para os veículos e se tornou um depósito ou uma área para as brincadeiras das crianças. Quando o espaço é fechado, aumentam as possibilidades de organizá-lo e melhorar a questão da segurança.

Dicas para decorar e organizar a garagem

A melhor forma de aproveitar o espaço é organizando

1. No ambiente fechado e espaçoso, é possível inserir uma mobília para deixar a área mais organizada. Os armários multiuso aparecem como um ótimo elemento para armazenar itens que não devem ficar expostos. Prefira ainda um móvel com uma boa quantidade de gavetas e repartições.

 2. As paredes podem ser aproveitadas na hora de arranjar espaço na garagem, servindo até para colocar suportes e pendurar a bicicleta. Outra maneira bem interessante de aproveitar o espaço vertical é usando prateleiras embutidas, que são perfeitas para a armazenagem de suprimentos automotivos, artigos esportivos, utensílios de jardinagem, latas de tinta e caixas de ferramentas. Para criar facilidades, organize os elementos por categorias.

3. Até mesmo o teto pode ser aproveitado na garagem, basta inserir ganchos e o morador vai contar com suportes para malas ou escadas.

4. Para garantir a armazenagem de itens menores é interessante usar gavetas ou mesmo recipientes, como as caixas. As etiquetas de identificação servem para definir os conjuntos de elementos guardados nas estantes, prateleiras ou armários.

5. Uma proposta de personalização é capaz de inovar o visual da garagem e torná-la mais bonita. Além dos móveis e outros itens que garantem um arranjo organizado, vale investir numa pintura das paredes ou numa forma de acabamento com materiais modernos. É de fundamental importância que os moradores se sintam a vontade no ambiente.

Suportes na parede e armários embutidos podem marcar presença numa garagem fechada

Aproveite as dicas para organizar e decorar a garagem.

Top