Fuso Horário Mundial

Todos já sabem que existem diferentes fusos horários, que acarreta em horários diferentes nos países. A Terra é dividida em 24 áreas que seguem…

Por Redacao em 10/09/2009

fuso horário

Todos já sabem que existem diferentes fusos horários, que acarreta em horários diferentes nos países. A Terra é dividida em 24 áreas que seguem a mesma definição de horário, estas áreas são chamadas de fusos horários ou zonas horárias. Os fusos horários são centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15°, mas as formas dos fusos horários podem não ser tão regulares por causa das fronteiras dos países ou até mesmo por questões políticas, como é o caso da China, que abrangeria uns 4 fusos horários, mas o país inteiro é obrigado a utilizar o horário de Pequim, o que ocasiona distorções nos horários de algumas regiões, como no oeste chinês que quando não é inverno o sol nasce aproximadamente às 9 horas da manhã.

O Meridiano de Greenwich, localizado em Londres, é o divisor do fuso horário, todos os horários são definidos em relação ao Tempo Universal Coordenado (UTC). O UTC baseia a medida do tempo em padrões atômicos e não celestes, ou seja, o UTC não se define pelo sol ou pelas estrelas e sim pelo Tempo Atômico Internacional, levando em consideração o fato de a rotação da Terra oscilar em relação ao tempo atômico.

Antigamente, há muitos anos atrás, a hora era uma característica extremamente local, os viajantes tinham que acertar seus relógios cada vez que chegavam a uma cidade diferente. A hora era ajustada por meio do sol, sendo meio-dia o ponto mais alto que a estrela alcançava. Com o passar do tempo algumas empresas fixaram fusos nos caminhos de ferro. Na Grã-Bretanha foi criada uma única hora para todo o país, uma ideia do Dr. William Hyde Wollaston. Com isso essa pratica se popularizou.

Em 1878 o senador canadense Sanford Fleming sugeriu um sistema de fuso horário internacional, dua ideia era dividir a Terra em 24 faixas verticais e cada uma delas teria um fuso de uma hora, como o planeta possui 360° de circunferência cada faixa teria 15.° de largura. Somente em 1894 a teoria de de Sanford foi aceita, após uma Conferência Internacional do Primeiro Meridiano, com a finalidade de estabelecer a padronização do uso mundial da hora legal.

Algumas pessoas apenas por curiosidade, outras para estudo, outras porque conhecem parentes ou amigos que saíram do Brasil e foram para outro país procuram pelo fuso horário mundial.

O cálculo é aproximado por existir horário de verão e convenções políticas de cada país. O planeta Terra possui uma forma geoide, com 360°, com uma revolução completa a cada 24 horas, portanto para cada hora a Terra se locomove 15°, como os fusos são determinados pelo Meridiano 0 na cidade de Greenwich, então de 15 em 15 graus à leste os fusos são numerados positivamente e de 15 em 15 graus à oeste são numerados negativamente. Para calcular o horário de uma cidade verifique o meridiano em que está e a posição, leste ou oeste, em relação ao Meridiano de Greenwich, verifique o fuso no mapa e então subtraia o menor do maior, por fim subtraia essa diferença da hora legal se estiver a oeste ou some se estiver a leste. Calcular a diferença entre os horários é bastante complicado e leva um tempinho, para facilitar a sua procura acesse o site 24Times, lá você encontra a hora certa de cada país.

Top