Funk ostentação: o que é, saiba mais

Joias, dinheiro, carros de luxo, mulheres bonitas, roupas de grife e bebidas – estes itens não podem faltar em uma letra de funk ostentação.…

Joias, dinheiro, carros de luxo, mulheres bonitas, roupas de grife e bebidas – estes itens não podem faltar em uma letra de funk ostentação.

Dinheiro, carros e mulheres não podem faltar no funk ostentação. (Foto:Divulgação)

Um exemplo do estilo é o último clipe de MC Daleste, que teve carro de luxo, mansão com piscina, helicóptero e muitas mulheres. O vídeo foi gravado um mês antes do assassinato do artista e custou 60 mil reais. No Youtube, a produção contabiliza mais de 890 mil acessos.

O que é o funk ostentação?

O funk ostentação é um estilo que está fazendo sucesso em todo o Brasil. Ele surgiu em São Paulo, entre os anos de 2009 e 2010, buscando inspiração no funk carioca.

Enquanto o funk do Rio de Janeiro fala sobre criminalidade, violência, desigualdade social e a vida na periferia, o funk ostentação aborda temas para exibir vaidade e status.

Um dos principais representantes do funk ostentação é o MC Guimê. O funkeiro, de apenas 20 anos de idade, ganhou notoriedade com as músicas “Tá Patrão” e “Plaque de 100”. Seus videoclipes também entraram para a lista dos mais assistidos do Youtube em 2012. MC Guimê faz cerca de 50 shows por mês, cobrando 10 mil reais de cachê por apresentação.

MC Guimê é um dos principais representantes do Funk Ostentação. (Foto:Divulgação)

Além do MC Daleste e MC Guimê, outros artistas se consagraram com o funk ostentação. Um nome feminino do estilo é MC Anitta, que está bombando nas paradas de sucesso com a canção Show das Poderosas.

O estilo ‘ostentação’ é a primeira vertente do funk que nasceu fora do Rio de Janeiro. A capital carioca foi responsável pelo funk melódico, consciente, pornográfico e proibidão.

Na maioria dos vídeos de funk ostentação, o MC aparece como ‘o todo poderoso’, rodeado por mulheres, carros e outros elementos que fazem referência a uma vida de riquezas. O visual do funkeiro é inspirado nos cantores americanos de rap.

O funk ostentação está conquistando o seu espaço no mundo da música e já se tornou tema de um documentário, lançado semana passada no Youtube. Pioneira na estética da ostentação, a produtora Kondzilla foi a principal colaboradora da produção.

Melhores músicas de Funk Ostentação

Clipe da música 'São Paulo'de MC Daleste. Foto:Divulgação)

Confira a seguir as melhores músicas de Funk Ostentação e explore melhor o estilo:

– Show das Poderosas: Anitta
– Na pista eu arraso: MC Guimê
– Plaque de 100: MC Guimê
– Tá Patrão: MC Guimê
– Isso que é vida: MC Guimê
– Mina de Vermelho: MC Daleste
– Mais amor, menos recalque: MC Daleste
– São Paulo: MC Daleste
– Angra dos Reis: MC Daleste
– Fala mal de mim: MC Beyoncé
– Garota recalcada: MC Beyoncé
– Ostentação Fora do Normal – Mc Daleste

 

Top