Fungos e bactérias em eletrodomésticos: como evitar

Os eletrodomésticos fazem parte da rotina de muitas pessoas, mas nem sempre eles são usados e limpos adequadamente. Desta forma, os aparelhos ficam vulneráveis…

A limpeza dos eletrodomésticos é fundamental para combater fungos e bactérias.

Os eletrodomésticos fazem parte da rotina de muitas pessoas, mas nem sempre eles são usados e limpos adequadamente. Desta forma, os aparelhos ficam vulneráveis ao contágio de fungos e bactérias, que podem fazer mal a saúde humana.

A limpeza dos eletrodomésticos é fator essencial para que os membros da família não fiquem doentes. Entre os itens que necessitam de uma boa higiene, vale ressaltar aqueles que equipam a cozinha, como o liquidificador, a batedeira, mixer, fogão, geladeira, torradeira, processador, espremedor, micro-ondas e sanduicheiras.

Contaminação dos eletrodomésticos

Quando não são limpos adequadamente, os eletrodomésticos comprometem a saúde.

O eletrodoméstico precisa ser limpo logo após o uso, caso contrário ele se torna um verdadeiro paraíso para os micro-organismos e, em consequência, causa contaminações.

Os coliformes fecais, micro-organismos do grupo das bactérias, também contaminam os eletrodomésticos quando as pessoas não higienizam as mãos após ir ao banheiro. Quando ingeridos, os coliformes resultam em sérios danos para a saúde, causando náuseas, mal-estar, diarreia, desidratação e vômitos.

Existem outros tipos de bactérias que afetam os aparelhos usados na cozinha e se multiplicam rapidamente, sobretudo em ambientes úmidos e com restos de alimentos. Estes micro-organismos, quando ingeridos, apresentam os mesmos sintomas dos coliformes fecais, além de poder causar intoxicação alimentar e queda de pressão.

Os fungos também ameaçam os eletrodomésticos, sendo responsáveis pela decomposição da matéria. Desta forma eles apodrecem os alimentos e intensificam os problemas respiratórios, como asma, rinite e bronquite.

Limpeza dos eletrodomésticos

As regras de limpeza variam de acordo com cada aparelho usado. Confira a seguir algumas instruções:

Micro-ondas: tire as partes removíveis e faça a limpeza com pano úmido e sabão neutro. Procure remover toda a gordura impregnada nas paredes do aparelho;

Leia Também:  Forma correta de usar bronzeador

Veja também: Como limpar micro-ondas – passo a passo

Torradeira e sanduicheira: remova todos os resíduos após o uso, com um pano ou espátula;

Geladeira: todas as partes da geladeira precisam ser bem limpas, sobretudo as gavetas onde ficam armazenadas as frutas e legumes.

Saiba mais: Geladeira – Cuidados ao limpar, dicas

Dicas úteis

Use esponja macia para não riscar a peça.

• Na hora de higienizar os eletrodomésticos, tire-os das tomadas para não levar choque;

• Como o pano úmido também pode se tornar um veículo de contaminação, preocupe-se com a limpeza dele;

• Sabão e detergente neutro são boas opções para limpar os eletrodomésticos, mas evite o uso de substâncias abrasivas. A limpeza com produtos inadequados pode causar contaminação dos alimentos, manchas e até corroer o aparelho;

• Para não arranhar ou danificar o eletrodoméstico, use a esponja de louça do lado macio na hora de limpar;

• As vasilhas de plásticos dos aparelhos devem ser deixadas de molho numa solução de água e água sanitária para acabar com os fungos e bactérias. Por fim, jogue água fervendo para esterilizar

 

Top