Funchicórea para bebê: o que é

PUBLICIDADE

A comercialização da funchicórea foi proibida no ano passado, porém o órgão regulador voltou atrás nessa decisão e o medicamento vai voltar ao mercado. O medicamento é usado no combate de cólicas intestinais e prisão de ventre dos recém-nascidos. Saiba mais sobre a funchicórea para bebê.

A funchicórea ajuda aliviar as cólicas intestinais. (Foto: divulgação)

Funchicórea

A funchicórea é um medicamento muito usado no alivio de cólicas do bebê  intestinais e também da prisão de ventre. Até então, o medicamento havia sido proibido pela falta de comprovação de sua eficácia para os fins contidos no rótulo. O processo estava em andamento desde o ano passado, entretanto o mesmo foi liberado e logo estará disponível para compra.

O medicamento não apresenta contra-indicações em suas doses indicadas e deve ser administrado na dose de 0,15 mg por medida, obedecendo as seguintes recomendações:

PUBLICIDADE
  • Crianças de até 1 mês: de 4 em 4 horas;
  • Até 2 meses de idade: de 3 em 3 horas;
  • Até 6 meses: 2 medidas de 4 em 4 horas.

Cada medida contém em sua composição extrato mole de chicória 0,01g, ruibarbo em pó 0,01g, essência de funcho 0,0035 ml, sacarina pura 0,003g. O conteúdo da medida da tampa deve ser adicionado a 40 ml de água filtrada e administrado através da mamadeira.

A funchicórea logo estará de volta ao mercado. (Foto: divulgação)

Suspensão e liberação da Funchicórea

As mães que utilizavam a funchicórea podem ficar aliviadas. De acordo com Agencia Nacional de Vigilancia Sanitária (Anvisa) a liberação do medicamento está aprovada. Ele estava suspenso devido a alegação de que a eficácia do mesmo não era comprovada, que diz combater a prisão de ventre e cólicas dos bebês.

De acordo com a assessoria da Anvisa, não há previsão de quando a funchicórea irá voltar a ser comercializada e também não se tem informações detalhadas sobre o motivo da decisão do órgão.

Segundo especialistas em pediatria, a funchicórea pode acalmar os bebês, porém isso não quer dizer que a cólica passou. Isso porque um dos componentes do remédio é a sacarina, um adoçante artificial, que desperta a sensação de prazer. Ele afirma, que não é recomendado que a criança consuma açúcar no primeiro ano de vida, muito menos adoçante.

PUBLICIDADE

Se seu filho usou o medicamento, não precisa se preocupar. O efeito do medicamento não é ruim, já que elimina o que ingeriu rapidamente e não apresenta efeitos colaterais.

O medicamento ajuda a acalmar a criança, segundo especialistas em pediatria. (Foto: divulgação)

Muitos mitos e verdades sobre as cólicas do bebê  são criados, fazendo com que as mães fiquem em dúvidas sobre como tratar o problema. A funchicórea é um medicamento fitoterápico que promete aliviar os sintomas causados pelas cólicas e gases na criança. O ideal é que o medicamento seja usado somente sobre prescrição e orientação médica.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.