Fumar pode piorar a ressaca, diz pesquisa

Ingerir bebida alcoólica em excesso não faz nada bem para o nosso corpo. Além de matar neurônicos, os efeitos colaterais de um excesso alcoólico…

Ingerir bebida alcoólica em excesso não faz nada bem para o nosso corpo. Além de matar neurônicos, os efeitos colaterais de um excesso alcoólico são devastadores no dia seguinte. Para quem combina cigarro com bebida a situação fica ainda pior.  De acordo com uma pesquisa divulgada no “Journal of Studies on Alcohol and Drugs”, publicada pela BBC,  quem bebe e fuma tem uma ressaca piorada.

Leia mais sobre: Curar Ressaca Rápido: Como Fazer

O exagero na bebida pode causar ressaca (Foto: Divulgação)

A combinação bebida e cigarro causa uma ressaca ainda mais forte

Pesquisadores pediram para 113 jovens norte-americanos fazer um registro diário durante oito semanas sobre o consumo de álcool e o hábito de fumar, além dos sintomas da ressaca. Aqueles estudantes que beberam muito, cerca de seis latas de cerveja por hora, e fumaram, apresentaram uma ressaca mais intensa. Um dos autores da pesquisa, Dr. Damaris Rohsenow, do “Centre for Alcohol and Addiction Studies at Brown University”, afirmou que a conclusão do estudo aumenta a probabilidade de que existe um efeito direto do tabagismo no álcool.

Quem combina bebida e cigarro tem uma ressaca piorada (Foto: Divulgação)

Metodologia da pesquisa sobre o tabagismo e o álcool

Os estudantes da universidade dos Estados Unidos informaram aos pesquisadores sobre o número de cigarros fumados, número de drinques consumidos e sintomas de ressaca, que incluiu o cansaço, náuseas, dor de cabeça e dificuldade em se concentrar. Levando em consideração essas informações, os pesquisadores estimaram a concentração de álcool no sangue nos diferentes sexos, considerando o peso da pessoa e o período em que se consumiu álcool.

Saiba mais sobre: 7 Dicas Para Acabar Com A Ressaca

Após analise dos resultados, eles descobriram que fumar mais no dia anterior do consumo de álcool também aumentou a presença e a gravidade da ressaca no dia seguinte. Amanda Sandford, gerente de pesquisa da “Action on Smoking and Health” afirmou que “já que o álcool e o cigarro interagem com receptores do cérebro não é tão surpreendente que fumar aumente o risco de uma ressaca em pessoas que consomem ambas as substâncias”.

Leia Também:  Dicas para evitar vasinhos nas pernas

Como evitar uma ressaca?

Andrew McNeill, do “Alcohol Studies” disse que não existe solução para evitar a ressaca, mas fez uma: “não beba demais, não fique desidratado e evite as bebidas mais escuras, com maior potencial de ressaca”. Então, para não ter ressaca a melhor solução é não exagerar na bebida.

Top