Fumar na adolescência eleva risco de osteoporose em mulheres

Que o cigarro causa males à saúde todos já sabemos. Mas a cada dia, novas pesquisas apontam problemas ocasionados e agravado pelo tabagismo. Um…

Que o cigarro causa males à saúde todos já sabemos. Mas a cada dia, novas pesquisas apontam problemas ocasionados e agravado pelo tabagismo. Um dos males mais recentes foi apontado pelo estudo do “Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati”, nos Estados Unidos, que alerta que fumar na adolescência eleva o risco de se ter osteoporose, no caso das mulheres. O resultado da pesquisa foi divulgado pela publicação “Journal of Adolescent Health’.

Leia mais sobre: Fumaça do cigarro: Faz Mal A Saúde

 

Jovens que fumam desde cedo tem mais problemas nos ossos (Foto: Divulgação)

Metodologia da pesquisa que aponta índice elevado de risco de osteoporose

Para determinar o impacto do tabagismo, ansiedade, depressão e álcool na formação óssea feminina, os estudiosos analisaram garotas com idades entre 11 e 19 anos. Além de serem examinadas clinicamente por três anos, todas tiveram de relatar seus hábitos.  As pessoas que participaram da pesquisa e fumavam apresentaram uma taxa menor de densidade mineral óssea na lombar e no quadril, áreas de risco alto de fratura para mulheres mais velhas com osteoporose. Sintomas depressivos mais altos foram relacionados com menor densidade lombar. Já o consumo de álcool não teve impacto sobre os ossos.

Confira mais sobre: Fumantes: Cigarro Prejudica O Coração 

Fumar faz mal à saúde e pode originar uma osteoporose (Foto: Divulgação)

O levantamento deverá ser aprofundado

Os profissionais que participaram da pesquisa ressaltam que esse dado deve ser confirmado e outras pesquisas realizadas para atribuir a osteoporose das garotas fumantes ao cigarro. Para isso, é importante fazer estudos adicionais com mais participantes de uma ampla área geográfica.

Saiba mais sobre: Entenda Como O Cigarro Prejudica O Seu Corpo

Leia Também:  Melhor tipo de lâmina para cada estilo de barba

Os estudiosos ressaltam também “que a amostra atual de meninas estava abaixo das diretrizes nacionais para a ingestão de cálcio e atividade física, e, portanto, esses resultados podem não ser aplicados em jovens que atendam a esses padrões”. No entanto, fumar não faz bem à saúde de qualquer forma e o cigarro deve ser evitado, ao máximo, por qualquer pessoa.

Como prevenir a osteoporose?

A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa óssea e destruição da sua microarquiteura, predispondo às fraturas. Bons hábitos alimentares, atividade física e exposição saudável ao sol, são meios de prevenção da doença. Vitamina D ajuda a fortalecer os ossos e tomar 15 minutos por dia de sol faz com que os nutrientes fixem no corpo.

Top