Fumaça tóxica em SC: informações, saiba mais

Na tarde desse dia 25 de setembro, quarta-feira, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, decretou situação de emergência em São Francisco do Sul,…

Na tarde desse dia 25 de setembro, quarta-feira, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, decretou situação de emergência em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. Isso porque a cidade foi assolada por um incêndio em uma carga de fertilizante.

Durante uma coletiva de imprensa nessa tarde, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Santa Catarina, o coronel Marcos de Oliveira, explicou como está realizado feito o combate ao incêndio e a evacuação dos moradores em um raio de dois quilômetros do foco da fumaça.

Fumaça tóxica em Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Como incêndio começou em Santa Catarina?

Na noite dessa terça-feira, 25 de setembro, um armazém de fertilizantes pegou fogo no final da noite desta terça-feira (24) na BR-280, em São Francisco do Sul. O problema é que a fumaça é toxica, o que obriga moradores de pelo menos seis bairros a deixar suas casas. De acordo com os Bombeiros Voluntários, o incêndio teve inicio por volta das 23h, resultando em uma fumaça alaranjada que, se inalada, causa irritação nas mucosas.

Até às 17h25 380 pessoas estavam desabrigadas ou desalojadas. A fumaça ia em direção ao mar e, de acordo com os bombeiros, o fenômeno vai demorar mais 24 horas para se dissipar.

Fumaça pode causar irritações (Foto: Divulgação)

Fumaça de incêndio em Santa Catarina é tóxica

Comunicado dessa quarta-feira (25 de setembro) do secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, fala que a fumaça não era tóxica. Mas logo ele afirmou que a fumaça é “levemente tóxica” e “moderadamente perigosa”.

Houve um “incêndio químico” e segundo o secretário o fertilizante entrou em uma reação química e produziu uma fumaça, como um fogo sem chamas. Conforme fala de Hobus, o laudo da empresa exportadora dos fertilizantes apontou que o produto continha nitrato de amônia, amônia com hidrogênio e um pequeno percentual de potássio.

Leia Também:  Como Cuidar do Corpo e Pele no Inverno

Top