Frutas secas: São Realmente Saudáveis?

Uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes que forneçam energia, cálcio ferro e muitos outros nutrientes, são sempre bons para que tenhamos disposição e…

Por Redacao em 20/07/2009

Uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes que forneçam energia, cálcio ferro e muitos outros nutrientes, são sempre bons para que tenhamos disposição e energia em nossas atividades diárias, enfim, uma melhor qualidade de vida. Podemos encontrar todas essas maravilhas nas frutas.

A fruta, uma parte carnuda e comestível que envolve as sementes das plantas e árvores. O seu tecido é suculento e a sua consistência varia de acordo com a espécie e variedade de planta.

São dotadas de aroma característico, contém grande quantidade de água e possuem diferentes concentrações de açúcares. A maioria das frutas pode ser degustada crua, sem a necessidade de cocção ou outros métodos de processamento.

Dentre essas maravilhas podemos encontrar as frutas secas ou desidratadas, que também são fontes de uma grande quantidade de vitaminas e minerais, como: vitamina B1,B5,B9,B2, ácido nicotínico, vitamina E, B6, ferro, zinco,magnésio, fósforo, selênio e cobre.

Em sua composição é possível notar a presença de gordura monoinsaturada, o tipo de gordura que aumenta as lipoproteínas, o bom colesterol. Não sendo possível notar os níveis de mau colesterol. Sua saúde precisa estar protegida, e a ingestão dessas vitaminas é fundamental.

Enriqueça sua alimentação incluindo frutas secas no seu cardápio, as quais podem ser utilizadas como substitutos de alimentos que contêm gorduras saturadas ou trans. É claro que a outra maneira de reduzir o conteúdo de gordura é consumir pequenas porções das mesmas.

O consumo de frutas secas desde que não exagerado, é altamente nutritivo, pois a qualidade de nutrientes e proteínas, vitaminas e minerais das frutas secas são altamente benéficos para a saúde, não somente como petiscos, mas também quando adicionados nas refeições diárias.

Acrescente mais essa maravilha em seu cardápio, adquira o hábito de beber muito líquido e a prática de exercícios físicos. Assim você terá uma vida muito mais saudável!

Top