Frutas que os bebês mais gostam

PUBLICIDADE

Uma das dificuldades mais enfrentadas pelas mães é a introdução dos alimentos sólidos na dieta dos bebês. Por ser algo novo para os pequenos, eles acabam não aceitando o que lhes é oferecido com muita facilidade. Por isso, as mães devem conhecer quais as frutas, verduras e legumes que mais agradam os bebês e fazer com que eles tenham uma alimentação saudável. Conheça as frutas que os bebês mais gostam.

A partir dos seis meses, deve ser iniciado a introdução de papinha doce e salgada aos bebês. (Foto: divulgação)

A introdução dos alimentos sólidos para as crianças

Quando uma criança completa os seis meses de vida, o desmame do leite materno se inicia e a cozinha se torna um lugar muito especial e divertido na casa. Isso porque o pequeno passa a experimentar a comida, algo que é totalmente novo ao seu paladar. Durante essa fase é importante que os pais tenham em mente três regras:

  • Apresentar a comida gradativamente;
  • Oferecer diferentes sabores;
  • Garantir a presença de todos os tipos de alimentos nas refeições.

Dando início à alimentação

Antes de tudo, é importante que os pais tenham uma higiene adequada, lavando bem as mãos, os legumes, as verduras e as frutas. Durante o cozimento dos alimentos, a pessoa deve evitar espirrar, tossir ou falar próximo da comida, para evitar qualquer forma de contaminação.

PUBLICIDADE
Saiba quais são as frutas que os bebês mais gostam. (Foto: divulgação)

Oferecendo os alimentos

Os pais devem sempre intercalar e variar os alimentos que serão oferecidos ao pequeno. Um dia, é possível escolher um suco de laranja-lima no meio da manhã, entre uma mamada e outra. Logo após três ou quatro dias a introdução do suco, os pais podem oferecer as papinhas de frutas. Quando o bebê estiver habituado com as papinhas de frutas, é a hora de introduzir a papinha salgada, deixando a fruta como sobremesas.

O preparo ideal da papinha salgada

Toda a papinha salgada deve ter uma fonte de carboidratos, como o arroz e o macarrão, uma proteína como carnes em geral e dois tipos de verduras e legumes. Os temperos caseiros, como a cebola e o alho são essenciais para dar um gosto especial à refeição do pequeno. Nas saladas, os pais devem utilizar limão, devendo evitar o vinagre para prevenir a manifestação da alergia.

O momento da refeição

A hora que a papinha for ser servida ao bebê, é importante que a comida seja amassada com um garfo ou mesmo, passada na peneira. No começo, o bebê ainda não tem dentição, por isso é importante que a comida não possua pedaços. Com o passar do tempo e com o surgimento dos dentes do bebê, pode ser introduzido alimentos sólidos para estimular a mastigação.

Oferecer diferentes tipos de alimentos ajuda o bebê a aguçar seu paladar. (Foto: divulgação)

A introdução das papinhas para os pequenos não é uma tarefa fácil. O ideal é que os pais saibam reconhecer quais os alimentos que mais agradam os bebês para que a refeição seja um momento de alegria.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.