Frutas ideais para consumir no outono

Todos sabemos dos benefícios das frutas e verduras para o nosso organismo. Quando consumidos in natura, estes alimentos são ainda mais benéficos ao nosso…

Todos sabemos dos benefícios das frutas e verduras para o nosso organismo. Quando consumidos in natura, estes alimentos são ainda mais benéficos ao nosso corpo, pois suas propriedades se perdem menos. Por exemplo, ao fazer chás com frutas, o calor da água faz com que muitas de suas substâncias benéficas se percam. O mesmo vale para as verduras. Entretanto, nem sempre é possível obter um cardápio variado, em decorrência da época do ano. Muitas frutas não se desenvolvem bem, em todas as estações. No outono, muitas delas se tornam mais abundantes. A estação é propícia para usufruirmos dos benefícios de alimentos que, em outros meses, ficam escassos. Nesta época do ano, as chuvas diminuem e o clima fica ameno, fazendo com que as frutas fiquem mais bonitas, variadas e com preços menores.

Morangos: ricos em fibras, flavonoides e têm baixa caloria (Foto: Divulgação)

Frutas para consumir no outono

Morango: os moranguinhos se desenvolvem melhor no outono e são ótimas opções para quem está fazendo dieta. Eles contêm pouquíssimas calorias e são ricos em flavonoides (que combatem a oxidação e a degeneração celular) e fibras.

Fruta do Conde: rica em potássio, proteínas, vitamina C e carboidratos, este fruto deve ser consumido sem exageros. Apesar de não possuir nenhuma gordura, ele é bastante calórico (220 cal).

Caqui: esta fruta aparece, em maior quantidade, nesta época do ano. O caqui é rico em vitaminas A, C e do Complexo B. Portanto, ele ajuda a firmar a pele, dá energia e aumenta a imunidade. Para aproveitar melhor os seus benefícios, basta higienizá-lo corretamente e consumi-lo com casca.

O caqui é rico em vitaminas A, C e do complexo B (Foto: Divulgação)

Manga: é rica em vitamina A e fibras, esta fruta contribui com o funcionamento do intestino e melhora a pele.

Leia Também:  Frutas que não podem faltar na sua casa

Goiaba vermelha: possui muita vitamina C (mais que a laranja), licopeno (que previne contra o câncer de próstata), vitaminas A e B1, cálcio, fibras, ferro e fósforo, além de ter poucas calorias.

Melão: rica em cálcio (ossos), potássio (músculos) e magnésio (intestino), o melão ajuda a eliminar toxinas, protege os rins e ainda diminui os efeitos da menopausa.

Mas não são somente estas as frutas típicas do outono. Vale apostar, também, no abacate, no coco, no maracujá, na pera, no açaí e no abacate.

Como consumir frutas

A fruta do conde é pobre em gorduras, mas tem muitas calorias (Foto: Divulgação)

É preciso ter atenção com o preparo do alimento, para que se aproveite de seus benefícios. Sempre que possível, é indicado consumir as frutas inteiras, até mesmo com a casca que, muitas vezes, contém a maior parte das propriedades. Elas devem ser bem lavadas e higienizadas, sendo consumidas da forma mais natural possível. Os doces feitos com frutas, assim como chás, vitaminas e outras receitas, fazem com que elas percam boa parte de suas substâncias benéficas.

Saiba quais frutas devem ser consumidas com cautela: Quais frutas engordam?

Veja frutas que beneficiam o coração: Coração: frutas que combatem problemas no órgão

Top