Freios: Conheça Essas Peças Fundamentais do seu Carro

Os freios são peças fundamentais ao carro e devem estar sempre em boas condições, para que não haja riscos de acidentes. conheça agora os…

Os freios são peças fundamentais ao carro e devem estar sempre em boas condições, para que não haja riscos de acidentes. conheça agora os tipos de freios e seus componentes e como funcionam:
Os dois tipos mais comuns são: a disco e a tambor. O primeiro funciona quando duas pastilhas prendem o disco que acompanha o movimento da roda.

Já o segundo, com sua pressão das lonas alojadas dentro do tambor faz com este pare a roda. De modo geral pode se dizer que grande parte dos carros atualmente, tem um sistema misto, a disco na frente e a tambor atrás. Alguns são fabricados com disco nas quatro rodas. O funcionamento depende do fluído de freio e do estado dos discos, pastilhas, lonas e tambores, ou seja necessitam ser averiguados sempre para que desempenhem o seu papel sem problemas.

Há também o sistema de freio ABS (do inglês Antilock Braking System, ou sistema de antitravamento) que é considerado mais seguro nas frenagens, porque possui um dispositivo eletrônico que modula a pressão do fluído de freio nas rodas, impedindo que travem em freadas bruscas.

O seu funcionamento é de acordo com o comando de uma unidade de controle, instalada perto do motor e ligada a quatro sensores, conectados a cada roda. No momento em que o pedal do freio é acionado, os sensores fazem a leitura da velocidade das rodas. A unidade de controle calcula qual roda deve girar mais devagar ou mais rápido para evitar uma derrapagem. Assim, este sistema é mais eficaz. Ocorre trepidações no pedal, porém é considerado normal no sistema com ABS. Mesmo com o pedal tremendo, este precisa se manter pressionado, sem medo.

No momento de adquirir seu veículo, busque saber tudo sobre os freio, dessa maneira você evitará transtornos futuros.

Top