Freekeh: o que é, saiba mais

O Freekeh tem sem destacado como a nova opção alimentar no Brasil. Este supergrão fez muito sucesso nos Estados Unidos e na Europa, mas…

O Freekeh tem sem destacado como a nova opção alimentar no Brasil. Este supergrão fez muito sucesso nos Estados Unidos e na Europa, mas atualmente já pode ser encontrado no cardápio de alguns restaurantes brasileiros.

O freekeh tem muitas propriedades nutricionais. (Foto:Divulgação)

Algumas celebridades já incluem o freekeh na dieta alimentar, como é o caso da apresentadora Oprah Winfrey, que se declara fã incondicional deste supergrão.

Saiba mais: Grãos que ajudam na dieta

O que é o freekeh?

O freekeh é um grão originário da Síria e possui várias propriedades nutricionais. Ele pode ser classificado como um tipo de trigo e o seu cultivo no mundo já possui cerca de 10 mil anos.

No início do seu cultivo, o freekeh era colhido ainda verde e passava por um processo de queima. Os grãos eram colocados para secar na palha e depois esfregados. O resultado destas etapas era uma semente quebrada, sem casca e escura.

Os benefícios do freekeh

O supergrão permite o preparo de vários pratos. (Foto:Divulgação)

O freekeh, também chamado de trigo verde, oferece vários benefícios para a saúde. Ele possui grande teor de fibras e baixo índice glicêmico. Quem consome este supergrão também é capaz de estimular a proliferação das bactérias ‘boas’, pois o alimento é considerado um grande prebiótico.

De acordo com os especialistas, o freekeh ajuda a regular a atividade intestinal, diminuindo o risco de doenças que afetam o intestino. O grão também é um poderoso aliado para controlar diabetes e prevenir a degeneração muscular.

Por causa das suas propriedades nutricionais e versatilidade no preparo, o freekeh tem sido considerado a ‘nova quinoa’. Este tipo de grão tem ajudado na reeducação alimentar de muitas pessoas e também melhorado o bem-estar.

O Freekeh contribui com o funcionamento do intestino e ajuda a emagrecer. (Foto:Divulgação)

O trigo verde contribui com o emagrecimento e se revela uma fonte de proteínas. Ele auxilia a perda de peso e também gera a sensação de saciedade. O grão pode ser usado como ingrediente de diversas receitas, como sopas, saladas e hambúrgueres. Também existe a possibilidade de torrar o freekeh na frigideira e consumi-lo como descascado, como se fosse amendoim.

Leia Também:  Hidratante labial nos olhos: como aplicar

Em 100g de freekeh, é possível encontrar 16,5 g de fibras e 12,6 g de proteínas. Já quinoa, possui uma quantidade inferior de nutrientes, ou seja, 14,1 g de proteínas e apenas 5,1 g de fibras. Quem já provou o freekeh também garante que ele é mais saboroso do que a quinoa.

Por ser um tipo de grão, o freekeh contém glúten, o que inviabiliza o seu consumo por pessoas que sofrem de doença célica. O trigo verde ainda está conquistando espaço no Brasil, por isso ele não pode ser encontrado facilmente. No entanto, algumas lojas de alimentos naturais já estão investindo na comercialização do supergrão.

Veja também: Quinua: Alimento poderoso

Top