Fraudes no cartão de crédito: como evitar

As fraudes com os cartões de crédito podem ser feitas de várias formas. Os fraudadores ou criminosos podem roubar os cartões, usar o número…

Por Editorial MDT em 21/08/2012

As fraudes com os cartões de crédito podem ser feitas de várias formas. Os fraudadores ou criminosos podem roubar os cartões, usar o número de formas não autorizadas, fazer impressões falsas e usá-los de outras maneiras. Pensando nisso, selecionamos dicas que como evitar fraude no cartão de crédito. Confira.

Na hora de utilizar seu cartão de crédito é importante tomar cuidado para que os dados não sejam copiados. (Foto: divulgação)

Fraudes no cartão de crédito

Os cartões de crédito têm sido cada vez mais utilizados como forma preferencial de pagamento dos consumidores que fazem compras. Existem várias explicações para essa preferência, seja pela praticidade, prazo de pagamento ou parcelamentos.

Devido a esse grande aumento no uso de cartões de crédito, os números de fraudes estão cada vez maiores. Por isso, é necessário que o consumidor tome alguns cuidados simples, para evitar a ação desses criminosos.

Em grande parte dos casos, é necessário rever apenas hábitos simples do dia a dia. Isso inclui ações como manter o cartão em local seguro, conferir se realmente é seu cartão que foi devolvido. Ou seja, a melhor forma de prevenir é ficando de olho no seu cartão de crédito.

Não entregue seu cartão a terceiros para evitar a fraude (Foto: divulgação).

Veja também o que fazer em casos de crime na internet 

Dicas de como evitar fraude no cartão de crédito

1. Não compartilhe seus dados: evite emprestar seu cartão a terceiros e não dê a ninguém seus dados pessoais como senha e número da conta. Isso é válido também para parentes e outras pessoas de confiança. Não passe seus dados por e-mail ou fale o número do seu cartão em voz alta em locais públicos, pois a fraude pode surgir a partir daí.

2. Cuidado na hora das compras: nunca deixe o cartão como garantia em locais comerciais. Ao realizar o pagamento, fique de olho no funcionário que está realizando a transação e note se ele não esta anotando algum dado do seu cartão. Nas compras feitas pela internet ou telefone confirme se realmente é o estabelecimento desejado.

3. Anote os dados do cartão: quando receber seu cartão de crédito, anote todos os números e dados contidos nele. Com esses números em mãos, facilita o bloqueio do cartão em caso de perda ou roubo. Guarde também todos os recibos de compras em caixas automáticos para conferir a fatura quando recebê-la.

Sua senha e seus dados do cartão devem ser mantidos em absoluto sigilo. (Foto: divulgação)

Saiba também o que fazer após roubo de documentos

As fraudes de cartões de crédito estão cada dia mais presentes em nosso meio. Para evitar esse problema, devemos tomar alguns cuidados em nosso dia a dia com os cartões. O mais indicado é não deixá-lo com estranhos e observar bem na hora de utilizá-lo. Esses e outros cuidados podem ajudar a evitar a fraude dos cartões crédito.

Top