Fraudes através de e-mails

Ainda é grande a quantidade de pessoas que caem nas fraudes enviadas através de e-mails falsos dizendo que você foi sorteado em alguma promoção…

Ainda é grande a quantidade de pessoas que caem nas fraudes enviadas através de e-mails falsos dizendo que você foi sorteado em alguma promoção e que agora necessita da confirmação de alguns dados.

Em geral, muitos e-mails não passam de falsas mensagens simulando informações de bancos, como se você tivesse sido sorteado em algum produto e naquele instante para você confirmar o recebimento do prêmio, e para isso precisa digitar agência, conta e senha.

As fraude estão cada vez mais constantes (Foto: Divulgação)

Outro tipo mensagem comum, refere-se a ter ganhado um carro ou como o mais recente, informa que a Petrobras abriu mais de 1000 vagas e que você precisa clicar em algum lugar para mais informações.

Por que e-mails falsos?

Todos estes e-mails falsos têm o mesmo objetivo: capturar informações importantes do seu computador – como senha de conta bancária – para lesar algo de você.

Devemos sempre usar o bom senso. Por exemplo, você daria a senha da sua conta corrente para alguém que o abordasse na rua apenas usando um jaleco de algum banco? Lógico que não! Então não envie estes dados por e-mail, pois caso contrário você estará fazendo o mesmo que falar a sua senha para a pessoa do jaleco.

Promoções e oportunidades de empregos são outros assuntos enganadores. Como você pode ganhar um carro sem se inscrever em alguma promoção?E mesmo que tenha feito à inscrição, dados confidenciais não são solicitados em resposta de e-mails.

Os bandidos da internet sempre acham uma maneira de descobrir e acessar seu computador por isso cuidado (Foto: Divulgação)

Outros tantos e-mails que chegam na sua caixa postal, podem ter também algum texto empolgante com uma opção “Clique aqui …”. Se você clicar, em fração de segundos um programa malicioso tomará conta da máquina e se for um daqueles que roubam senha de conta bancária, você será sorteado a ficar sem um centavo porque um criminoso cibernético estará transferindo o seu dinheiro para uma conta “laranja”. Saiba que rastrear este pessoal não é fácil, além de você ter grandes chances de ficar sem o valor extraviado.

Garanta sua segurança na internet

Se você deseja garantir a sua segurança na Internet, desconfie de tudo aquilo que você não conhece e principalmente do que você acha que conhece. Controle o acesso dos seus filhos também, pois eles são os facilitadores mais ingênuos que existe e podem contribuir em alta escala para o sucesso dos crimes.

Cuidados com os e-mails que você abre no seu computador (Foto: Divulgação)

O número de crimes eletrônicos ainda é alto e motivado pela falta de importância por parte das pessoas com algo tão sério que pode causar danos de difícil reparação. Pense nisso e fique atento!

 


Top