Frases sobre professores

Frases sobre professores

  “O professor é aquele que faz duas ideias crescerem onde antes só crescia uma.” Elbert Green Hubbard(Foto:Divulgação) O professor, desde a antiguidade foi…

Por Redacao em 15/04/2012

 

“O professor é aquele que faz duas ideias crescerem onde antes só crescia uma.” Elbert Green Hubbard(Foto:Divulgação)

O professor, desde a antiguidade foi marcado pela função muito importante: a de transmitir conhecimentos para seus alunos e seguidores.

Inicialmente os professores eram conhecidos por escribas, pois eles eram os responsáveis pela escrita dos símbolos em registros e documentos para uma melhor organização da sociedade. Dessa forma se fazia necessário que a população aprendesse o que cada símbolo da época significava, por isso a presença de alguém que pudesse explicar e ajudar na melhor compreensão dos códigos era indispensável. Surgindo o professor.

Segundo Henry Adams, “o professor é responsável por atingir eternamente no ensino e educação do ser, sendo impossível saber até onde sua influência pode afetar”.

Escultura de um escriba egípcio(Foto:Divulgação)

Dom Pedro II disse certa vez: “Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”.

Aquele que tem como função ensinar, traz para o homem grandes possibilidades de descobertas e novos conhecimentos podendo mudar completamente o futuro da humanidade. Sendo o “professor aquele que se faz progressivamente desnecessário”, palavras de Thomas Carruthers.

Atualmente é preciso que sejam feitas algumas qualificações para que essa profissão possa transmitir de forma mais adequada o assunto a ser estudado, podendo ser em diversas áreas como, por exemplo, ciências, arte, técnicas.

“Um professor não educa indivíduos. Ele educa uma espécie". George Lichtenberg(Foto:Divulgação)

William Arthur Ward disse em determinado momento que “o professor superior tem a arte de inspirar, o medíocre apenas conta os fatos e o bom professor explica”. Jean Piaget ainda complementa o que é ser professor, sendo este responsável por criar situações-problemas para que a própria criança descubra seus modos e formas de entender a questão. Ele não ensina apenas.

As responsabilidades de um educador, além de transmitir seu conhecimento é mostrar como o trabalho pode ser feito de forma espontânea, podendo alcançar grandes descobertas. Um grande estudioso chamado Albert Einstein disse que: “A tarefa essencial de um professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer”.

Seus conhecimentos vindos de livros e pesquisas são um fator muito importante, mas o professor traz também para seus ensinamentos suas experiências de vida, suas ideias, mas sem afetar nas conclusões de seus aprendizes.

“O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender”. Palavras de Affonso Romano de Sant’Anna.

Top