Frango empanado com tapioca

Frango empanado com tapioca

Aprenda a fazer frango empanado com tapioca e surpreenda toda a família com essa delícia. A receita é diferente porque substitui a tradicional casquinha…

Por Isabella Moretti em 16/12/2015

Aprenda a fazer frango empanado com tapioca e surpreenda toda a família com essa delícia. A receita é diferente porque substitui a tradicional casquinha de farinha de rosca pela farinha de tapioca. Dessa forma, a carne fica mais saudável e livre de glúten.

Frango empanado com tapioca. (Foto Ilustrativa)

Frango empanado com tapioca. (Foto Ilustrativa)

A farinha de tapioca, tão popular na culinária brasileira, pode ser usada de diferentes formas na cozinha. Além de ser um ingrediente para fazer bolo, pão de queijo e mingau, ela também serve para empanar o frango. Isso mesmo! O resultado é uma carne crocante q que deixa qualquer um com vontade de comer mais.

Leia mais: Sugestões de pratos empanados

Frango empanado com tapioca

O frango empanado com tapioca é uma receita leve, prática e que pode ser preparada com facilidade para a hora do almoço. Confira a seguir os ingredientes necessários e as etapas para a preparação desse prato:

Ingredientes

Filés de frango
Ovo
Farinha de tapioca
Sal e pimenta-do-reino
2 dentes de alho picado
½ limão
Óleo para fritar

Modo de preparo

1. Inicie a receita cortando o peito de frango em filés com 2 cm de espessura. Você também pode pedir para o açougueiro fazer esse corte, para não ter tanto trabalho.

2. Tempere os filezinhos, usando sal, pimenta-do-reino, alho picado e suco de ½ limão. Espere meia hora, até o tempero fixar bem na carne.

3. Chegou o momento de preparar o empanamento dos filés de frango. Coloque o ovo batido em um recipiente e a farinha de tapioca em outro recipiente.

Filés de frango empanados prontos para servir. (Foto Ilustrativa)

Filés de frango empanados prontos para servir. (Foto Ilustrativa)

4. Passe o filé de frango primeiro no ovo batido, depois na farinha de tapioca. Repita as etapas na mesma ordem, até cobrir a carne totalmente. Se quiser uma casquinha mais espessa, basta empanar mais uma vez.

Saiba mais: Como fazer cebola crocante do Outback: Passo a Passo

5. Coloque o óleo em uma panela e aqueça bem. Coloque o filé para fritar. Quando o empanado estiver dourado, vire-o para dourar do outro lado. Deixe os filezinhos sobre o papel toalha para não encharcar.

6. Pronto! Agora é só saborear o filé de frango com arroz, salada ou outro tipo de acompanhamento.

Ao substituir a farinha de rosca por farinha de tapioca, a fritura fica mais granulada, crocante e saborosa. Para obter o tão desejado efeito “croc-croc” a cada mordida, certifique-se de que o óleo está bem quente para a fritura (180ºC). Em geral, se a temperatura é baixa, a carne encharca e o seu sabor fica comprometido.

É possível empanar outras partes do frango com farinha de tapioca. (Foto Ilustrativa)

É possível empanar outras partes do frango com farinha de tapioca. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Asas de frango empanadas

Agora você já sabe como preparar um frango empanado com tapioca. Qualquer cozinheiro iniciante pode fazer essa receita em casa, portanto, arrisque-se. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre culinária.

 

Top