Frango caipira com couve

Temperado com vinagre, alho, pimenta do reino e cebola, o frango caipira é dourado lentamente com óleo e água. Acompanhado de couve refogada com…

Por Editorial MDT em 16/09/2012

Temperado com vinagre, alho, pimenta do reino e cebola, o frango caipira é dourado lentamente com óleo e água. Acompanhado de couve refogada com bacon, esse prato fica ainda mais saboroso. Ficou com vontade de preparar? Confira todos os ingredientes necessários para fazer a receita de frango caipira com couve.

Frango caipira com couve

Ingredientes

1 frango cortado (1,5 kg a 2,0 kg de peso)

Água fervente

Suco de 1 limão

2 colheres (sopa) de alho amassado

1 colher (sopa) de vinagre

1 colher (café) de pimenta do reino

Sal a gosto

5 colheres (sopa) de óleo

4 cebolas médias cortadas em rodelas

2 colheres (sopa) de cebolinha picada

2 colheres (sopa) de salsa picada

1 pitada de açúcar para dourar

Couve

1 maço de couve

2 colheres (sopa) de salsinha picada

2 colheres (sopa) de cebolinha picada

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

Óleo para cobrir o fundo da frigideira

50 gramas de bacon (cerca de 5 fatias pequenas) cortado em pedaços pequenos

2 colheres (sopa) de cebola picada

2 colheres (sopa) de alho

O frango caipira fica ainda melhor com couve (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Após lavar com atenção os pedaços de frango, escalde-os em água fervente e escorra. Passe o suco de limão sobre os pedaços de frango e depois os lave em água corrente. Aguarde escorrer bastante e tempere o frango com o vinagre, a pimenta do reino, o alho e o sal. Deixe o frango temperado na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, coloque uma panela de ferro para esquentar no fogo. Quando o fundo já estiver aquecido, ponha o óleo e o frango. Aguarde dourar, mexendo toda vez que for preciso. Na medida em que o caldo for secando, adicione água quente. O tempo de preparo do frango caipira é de 40 minutos à uma hora. Quando estiver dourado, acrescente as cebolas, a cebolinha, a salsinha e corrija o sal. Feche a panela e tire do fogo.

Frango caipira com couve (Foto: divulgação)

Para preparar a couve refogada, você deve desprezar o talo mais grosso das folhas, juntar 10 ou 12 folhas juntas, acertá-las, enrolá-las e segurar com firmeza, cortando em tirinhas bem finas. Ponha a couve picada em uma vasilha, e misture a cebolinha, a salsinha, o sal e a pimenta do reino. Esquente o óleo em uma frigideira e frite o bacon, doure a cebola e o alho, coloque a couve picada misturando com rapidez. Aguarde um ou dois minutos, desligue e sirva o frango caipira com couve.

Veja também: Frango assado com salsa e limão

Coxa de frango com ervas

Top