Fraldas de pano ou reutilizáveis: saiba mais

A fralda descartável é um produto que, nas últimas décadas, tem se tornado indispensável na vida de muitas mamães. Apesar de serem muito práticas…

A fralda descartável é um produto que, nas últimas décadas, tem se tornado indispensável na vida de muitas mamães. Apesar de serem muito práticas e eficientes, foram o foco de diversas discussões sobre o impacto da produção do lixo no meio ambiente. Fique por dentro do assunto e saiba mais sobre as fraldas de pano ou reutilizáveis, uma opção barata e que não polui a natureza.

Conheça os benefícios das novas fraldas de pano. (Foto: divulgação)

O aumento na produção de lixo

Um bebê recém-nascido utiliza, diariamente, cerca de 10 fraldas descartáveis. Apesar da quantidade de produtos usados ir diminuindo conforme a criança cresce, geralmente os pequeninos são capazes de abandoná-la apenas por volta dos 2 anos de vida, quando são capazes de usar o sanitário. O resultado é o uso médio de 7500 fraldas por criança, o que pode representar um grande risco ambiental.

As fraldas de pano ou reutilizáveis

Uma maneira muito prática e inteligente de substituir as fraldas descartáveis são as fraldas de pano ou reutilizáveis, que além de serem bastante econômicas, não agridem a natureza tanto quanto as descartáveis e são tão eficientes quanto as melhores fraldas disponíveis no mercado.

As fraldas descartáveis colaboram para a poluição do meio ambiente. (Foto: divulgação)

Infelizmente a decisão em optar por esse tipo de produto deve ser tomada instintivamente pelo consumidor brasileiro, uma vez que não existe um incentivo para o consumo consciente de fraldas no país. Outro problema é a falta de estudos nacionais comparativos entre o impacto ambiental causado pelo acúmulo de fraldas descartáveis e os gastos com água e sabão para limpar as fraldas reutilizáveis.

Estudos internacionais

Alguns outros países são mais preocupados com o assunto e apostam em pesquisas importantes para incentivar o público a tomar a decisão correta. De acordo com um estudo português feito pela Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza), com levantamento de dados entre fevereiro e maio de 2010, não houve nenhum acréscimo de energia relacionado à lavagem das fraldas de pano.

Continuar Lendo  Dicas para tratar sinusite

Outro dado importante é que a utilização de fraldas de pano permitiu uma redução de oito quilos na produção semanal de resíduos por bebê, o que representa cerca de 1 tonelada por criança, durante todo o tempo em que ela precisar utilizar fraldas.

Novas fraldas de pano

Quem pensa que as fraldas reutilizáveis são antiquadas está muito enganado, pois os novos modelos de fralda de pano dispensam o uso dos alfinetes e são confeccionadas com um tipo especial de absorvente, que deve ser colocado por dentro da peça e trocado ao longo do dia, conforme a necessidade. Também é possível utilizar forrinhos feitos de material biodegradável, ideais para recolher os resíduos sólidos.

Os novos modelos de fralda de pano não necessitam de alfinete. (Foto: divulgação)

De acordo com a pesquisa da Quercus, a durabilidade dos produtos de pano pode variar conforme a marca e a forma como ela é lavada e secada, mas geralmente é capaz de beneficiar até 3 bebês. A quantidade diária desse tipo de fralda necessária também varia de acordo com a maneira como a mãe troca o bebê, e o preço do produto com um absorvente especial gira em torno de R$ 40,00.

Top