Fotos Públicas: site de imagens gratuitas Fotos Públicas: site de imagens gratuitas

Fotos Públicas: site de imagens gratuitas

Nesta quarta-feira (28), foi lançado no Brasil o site Fotos Públicas. O portal tem como objetivo reunir e disponibilizar fotografias livres para divulgação. Desta…

Por Isabella Moretti em 30/08/2013

Nesta quarta-feira (28), foi lançado no Brasil o site Fotos Públicas. O portal tem como objetivo reunir e disponibilizar fotografias livres para divulgação. Desta forma, o usuário do conteúdo não precisa se preocupar com o pagamento dos direitos autorais.

O site Fotos Públicas oferece imagens gratuitas. (Foto:Divulgação)

Banco de imagens gratuitas

As imagens disponíveis no site Fotos Públicas podem ser usadas em diversos sites nacionais e internacionais. O conteúdo do portal é classificado por assuntos e datas, tudo para tornar a busca do internauta mais simples e específica.

O banco de imagens do portal é dividido por editoriais. Neste primeiro momento, os internautas podem encontrar fotos relacionadas a Arte, Brasil, Cotidiano, Cultura, Educação, Entretenimento, Esporte, Mundo, Política e Mundo. Também existe a possibilidade de fazer uma busca direcionada através de palavras-chaves.

Ao acessar uma imagem, o usuário pode salvar com o botão direito do mouse, fazer o download da galeria ou escolher a opção de enviar por email.

Com a proposta de reunir as melhores fotografias para uso gratuito, o site Fotos Públicas enfrenta o desafio de superar os principais buscadores de imagens.

As fotografias são sobre diferentes temas e possuem ótima resolução. (Foto:Divulgação)

O site Fotos Públicas armazena imagens sobre os principais fatos que acontecem no Brasil e no mundo, como a vinda de médicos cubanos ao país, as manifestações, a Bienal Internacional do Livro, o julgamento do Mensalão, entre outros assuntos. Com o tempo, este acervo será ampliado para garantir mais agilidade jornalística e senso estético.

O banco de imagens gratuito não possui qualquer tipo de foto em seu acervo. Diferente da maioria dos sites especializados, ele preza pela qualidade e linguagem visual. Apesar de trabalhar com uma proposta de gratuidade, o site Fotos Públicas não deixa de valorizar o profissional de fotografia.

Os termos de uso do site Fotos Públicas são regidos pelo Creative Commons, que permite copiar, distribuir, transmitir e criar obras derivadas sem custo. A licença para utilizar as fotos só não é liberada para fins comerciais.

De acordo com Ricardo Stuckert, um dos fundadores do site Fotos Públicas, a ideia de criar o portal surgiu da dificuldade dos editores em encontrar imagens com boa resolução e sem custo. O sistema vai oferece ‘de graça o que já é de graça’, mas oferecerá filtros mais inteligentes e um conteúdo cuidadosamente selecionado.

Os internautas também contam com uma área premium. (Foto:Divulgação)

Área Premium – Fotos Públicas

Os internautas podem filtrar a pesquisa no banco de imagens optando pela área premium. A pesquisa vai gerar resultados que mostram as categorias e também detalhes sobre o tamanho de cada foto. A galeria tem um uso mais restrito, afinal, o usuário precisa arcar com o custo.

Acesse o site Fotos Públicas e aproveite as imagens gratuitas com alta definição.

Top