Formas menos agressivas de evitar câncer de mama

Formas menos agressivas de evitar câncer de mama

O câncer de mama é uma doença que deixa muitas mulheres aflitas. É uma patologia muito comum em nosso meio e que pode trazer…

Por Editorial MDT em 21/05/2013

O câncer de mama é uma doença que deixa muitas mulheres aflitas. É uma patologia muito comum em nosso meio e que pode trazer grandes transtornos à vida da mulher. Porém, qualquer grave consequência pode ser evitada através de atitudes preventivas. Conheça algumas formas menos agressivas de evitar câncer de mama.

Conheça algumas dicas de prevenção para o câncer de mama.

A prática de atividade física colabora na prevenção do câncer de mama. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença ligada à quantidade de hormônio estrogênio presente no corpo, associado a outros fatores predisponentes, como o abuso do álcool, realização de atividade física e uso de reposição hormonal. Além disso, outros fatores, como a genética, também estão diretamente ligados ao problema. Ou seja, uma mulher que apresenta história familiar positiva para câncer de mama tem chance maior em desenvolver a doença, quando comparada a outra que não possui esse fator de risco.

Alguns fatores de risco para câncer de mama não podem ser alterados

Mesmo sabendo que a melhor maneira de evitar qualquer problema de saúde, inclusive o câncer de mama, é através da prevenção. Alguns fatores envolvidos no desenvolvimento dessa patologia não podem ser alterados. Entre eles podemos citar a genética que inclui a hereditariedade familiar. Outro fato é a idade da mulher. De acordo com dados estatísticos, uma mulher com idade superior a 60 anos, tem 3,5% mais chance de desenvolver câncer de mama, quando comparada a uma mulher 10 anos mais nova.

Conheça algumas formas de prevenir o câncer de mama menos agressivas. (Foto: divulgação)

 O estilo de vida tem relação direta com o problema

Especialistas afirmam que as mulheres etilistas (consumidoras de bebidas alcoólicas), sedentárias (que não praticam atividade física) e as que realizam tratamento para reposição hormonal, possuem maior chance de desenvolver câncer de mama. Além disso, os médicos ainda mencionam a obesidade como um fator de risco para o desenvolvimento dessa patologia que deixa as mulheres angustiadas.

Prevenindo o câncer de mama

Conheça algumas formas menos agressivas de evitar câncer de mama.

 

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Perder alguns quilinhos;
  • Realizar atividades físicas semanais;
  • Ter uma alimentação saudável e balanceada.
Conheça alguns mitos e verdades sobre o câncer de mama.

Existem formas de prevenir o câncer de mama. (Foto: divulgação)

O câncer de mama deixa muitas mulheres apreensivas. Isso porque ele pode trazer grandes transtornos à vida da mulher. Após conhecer algumas formas menos agressivas de evitar o câncer de mama, é ideal seguir as dicas de cuidados e obter as vantagens. Além disso, diante de qualquer alteração suspeita, é importante buscar a orientação de um especialista.

 

Top