Formas de tratar amigdalite

Formas de tratar amigdalite

As amígdalas são órgãos que se localizam no fundo da garganta e possuem a função de defender o organismo contra algumas infecções. A inflamação dessas estruturas…

Por Editorial MDT em 08/07/2013

As amígdalas são órgãos que se localizam no fundo da garganta e possuem a função de defender o organismo contra algumas infecções. A inflamação dessas estruturas recebe o nome de amigdalite, e é uma enfermidade bastante comum, capaz de causar bastante desconforto. Fique por dentro do assunto e conheça as formas de tratar amigdalite.

A inflamação das amígdalas é um problema relativamente comum. (Foto: divulgação)

Transmissão da amigdalite

A dor de garganta pode ter várias causas, mas a maioria das amigdalites é causada pela bactéria estreptococos. A doença também pode ser causada por outras bactérias e vírus e a transmissão ocorre, mais comumente, através do contato direto com secreções de pessoas contaminadas, como a saliva ou coriza. Vale a pena ressaltar que, devido ao fato de muitas pessoas entrarem em contato com o doente e apenas algumas desenvolverem a amigdalite, a baixa resistência do sistema imunológico é um fator decisivo na aquisição do problema.

Principais sintomas

Quando a infecção é causada por vírus, os pacientes não costumam apresentar febre muito alta e nem a presença de placas de pus na garganta. Os sintomas que mais se destacam é a dor na garganta, especialmente para deglutir, e a vermelhidão da mucosa (eritema).

A presença de placas de pus é característica da amigdalite bacteriana. (Foto: divulgação)

Geralmente a doença causada por bactérias tende a ser mais agressiva, cursando com dor bastante intensa na garganta, febre alta e aparecimento de placas purulentas sobre as amígdalas. Nessas situações é muito importante diferenciar a dor de garganta comum da amigdalite, que é um fenômeno com quadro clínico mais exuberante e bem localizado.

Formas de tratamento

O tratamento para amigdalite bacteriana é feito com uso de medicação sintomática junto com antibióticos, sendo que os mais utilizados são os derivados da penicilina. Nos casos de doença causada por vírus, a terapia é baseada apenas na administração de analgésicos e antitérmicos, pois a infecção é autolimitada.

É muito importante ressaltar que os antibióticos não possuem nenhuma ação contra os vírus, e por isso o uso desse tipo de medicação deve ser utilizada com cautela, apenas sob a recomendação médica. Vale a pena destacar também necessidade de seguir exatamente as orientações quanto ao tempo de uso e os horários de tomada dos antibióticos, que devem ser respeitados para evitar problemas como perda da ação do remédio e desenvolvimento de bactérias resistentes à medicação.

Os incômodos causados pela amigdalite são muitos, e por isso é possível optar por tratamentos paliativos, que ajudam a combater os principais sintomas. Boas dicas de solução caseira para dor de garganta são:

  • Gargarejo com água morna e sal;
  • Ingerir líquidos mornos;
  • Fazer uso de pastilhas de benzocaína.

O antibiótico deve ser usado com responsabilidade. (Foto: divulgação)

A amigdalite é um problema bastante frequente, que pode ser causado por vírus ou bactérias. Dependendo do agente envolvido, o tratamento segue uma linha diferente, podendo ser feito com uso de antibioticoterapia ou não. É muito importante que os portadores dessa doença realizem uma consulta médica e sigam exatamente as orientações de tratamento propostos pelo especialista.

Top