Formação para instrutor de dança e movimento

Ao lado da música e do teatro, a dança forma o trio das principais artes cênicas que existem desde a Antiguidade, encantando e divertindo…

Por Andre em 06/03/2012

A dança é uma das artes mais antigas

Ao lado da música e do teatro, a dança forma o trio das principais artes cênicas que existem desde a Antiguidade, encantando e divertindo muita gente em todas as partes do mundo. Inicialmente, ela se caracterizava pelo balé clássico, até que com o passar do tempo foi surgindo a dança moderna, fundindo elementos de outras artes.

Hoje em dia, a dança é vista como uma nova manifestação artística, e tem atraído cada vez mais adeptos, tanto do sexo feminino quanto do masculino. E para absorver toda essa demanda interessada na dança, seja para se tornar um profissional, para a prática da pesquisa ou apenas para se divertir e relaxar (dançaterapia), têm surgido diversos cursos na área, que servem para formar instrutores de dança e movimento.

Formação necessária para atuar na função

O campo de trabalho para o instrutor de dança e movimento é bastante amplo

Existem basicamente três níveis de formação para instrutor de dança e movimento. Nos cursos técnicos, disponíveis para pessoas que estejam cursando ou que tenham completado o ensino médio, o objetivo é formar profissionais para o exercício da dança e que também possam passar os conhecimentos básicos para outros interessados. Geralmente, esses cursos duram, em média, de dois a dois anos e meio, e incluem disciplinas como balé clássico, dança contemporânea, técnica teatral e performance, entre outras disciplinas.

Nos cursos de nível superior, equivalente aos cursos de graduação, com duração média de quatro anos, a finalidade é formar os instrutores de dança e movimento, com capacidade para dar aulas em academias, estúdios, escolas livres de dança, lecionar em instituições de ensino infantil, fundamental e médio ou atuar no corpo de bailarinos de companhias de dança.

Disciplinas como técnicas de dança, estética e semiótica e metodologias do ensino da dança podem fazer parte dos programas destas graduações, dependendo da faculdade ou universidade em que as aulas forem ministradas, e variando também conforme o tipo do curso, se bacharelado ou licenciatura.

Já nos cursos de pós-graduação, a finalidade é formar profissionais ainda mais capacitados e especializados, que poderão lecionar futuramente em disciplinas dos cursos de graduação de dança ou atuar em outros setores que exijam maior capacitação.

Escolas e faculdades

Diversas instituições em todo o país oferecem os cursos para a formação de instrutores

Caso você esteja querendo maiores informações sobre escolas e faculdades que disponibilizam o curso para instrutor de dança e movimento, faça uma busca na internet pelas instituições que existem na sua cidade ou o mais próximo possível.

Algumas das instituições que oferecem essa formação são as seguintes:

– Escola e Faculdade Angel Vianna (www.escolaangelvianna.com.br)

– Faculdade Paulista de Artes (www.fpa.art.br)

– Studio Corpo e Dança (www.corpoedanca.com.br)

– Unicamp (www.unicamp.br)

– UFBA (www.danca.ufba.br)

– Ulbra (www.ulbra.br/danca/)

Top