Forma mais inteligente de usar cartão de crédito

A maioria das pessoas aponta o cartão de crédito como sendo o vilão dos problemas financeiros. De fato, seu uso pode causar um verdadeiro…

A maioria das pessoas aponta o cartão de crédito como sendo o vilão dos problemas financeiros. De fato, seu uso pode causar um verdadeiro desastre no seu orçamento, mas desde que você o faça de maneira desequilibrada e sem nenhum controle.

Se mal utilizado, o cartão de crédito pode causar um verdadeiro desastre no seu orçamento. (Foto: Divulgação).

Utilizado de maneira inteligente, o cartão de crédito é capaz de facilitar a sua vida, trazendo inúmeras vantagens. Praticidade e segurança na hora da compra, por exemplo, são algumas delas. Com o cartão, você não precisa andar com dinheiro no bolso e pode adquirir os produtos que deseja sem sair de casa, através da internet.

Confira também: Primeiro cartão de crédito – dicas e cuidados.

Outro benefício do cartão são os programas de recompensas, que permitem ao consumidor acumular pontos a cada valor em compras e depois trocá-los por diversos produtos e serviços. Ele só deve ficar atento a anuidade, que costuma ficar mais cara quando o cartão inclui esse tipo de vantagem.

Apesar dos riscos, o cartão de crédito pode trazer várias facilidades para o seu dia a dia. (Foto: Divulgação).

Além disso, antes de se inscrever num programa, é importante verificar no contrato alguns detalhes, como o valor que é necessário gastar para o acúmulo de cada ponto, a validade dos pontos, a possibilidade de perda dos pontos em caso de inadimplência etc.

Para que você possa aproveitar essas e outras vantagens sem se complicar, confira as dicas que separamos como usar o cartão de crédito de forma inteligente. Aproveite!

Como usar o cartão de crédito de forma inteligente

Para não perder o controle sobre os seus gastos, o ideal é ter, no máximo, dois cartões. (Foto: Divulgação).

De acordo com os especialistas, o ideal é ter, no máximo, dois cartões de crédito. Assim, fica mais fácil controlar o quanto você gasta o que, consequentemente, reduz o risco de endividamento. Além disso, não deixe de anotar todas as suas despesas no cartão. Essa dica é importante para você acompanhar os seus gastos de perto e identificar os excessos.

Leia Também:  Franquias que estão em alta em 2013

Saiba como lidar com as dívidas do cartão de crédito.

Para usar o cartão de crédito de forma inteligente, seu limite não deve ultrapassar os 50% de sua renda. Caso ganhe R$10 mil por mês, por exemplo, e tenha dois cartões, o limite em cada um deles deve ser de, no máximo, R$2,5 mil. Lembre-se que quanto maior for o seu limite, maiores são as suas chances de se endividar e comprometer o seu orçamento.

Muitos consumidores costumam pagar apenas a parcela mínima do cartão, o que é um erro. Quem não quita a fatura integralmente precisa arcar com as altas taxas de juros que incidem sobre o valor restante. Esse processo pode se transformar numa verdadeira bola de neve e levá-lo ao vermelho.

Top