Editorial MDT 30/09/2013 Beleza

Lavar os cabelos corretamente, embora seja algo extremamente trivial, constitui-se numa importantíssima etapa da rotina de cuidados. Os passos começam com a escolha dos produtos adequados e terminam com o enxágue e a secagem corretos. Quando se lava os cabelos de forma indiscriminada, podem surgir coisas desagradáveis, no visual. Fios que se quebram, ressecamento ou excesso de oleosidade estão entre as mais comuns. Para conseguir brilho e maciez, é preciso seguir alguns passos. Saiba qual é a forma correta de enxaguar os cabelos.

A sequência correta ajudar a dar brilho e maciez aos cabelos (Foto: Divulgação)

Como enxaguar os cabelos

O enxágue correto dos cabelos não significa, apenas, água em abundância. É preciso, sim, retirar todos os vestígios de produtos usados, durante o banho. Embora muitas pessoas deixem restos de condicionador ou máscara de hidratação nos fios, julgando que isso irá hidratá-los mais, tal medida não é indicada. Os cabelos podem ficar pesados, sem brilho e até mais oleosos. Cada produto tem seu tempo certo de ação e pode ser aplicado durante o banho, sendo retirado, em seguida.

A posição comum de enxágue é a correta (Foto: Divulgação)

Na hora de enxaguar os fios, é preciso fazê-lo de forma mais comum, ou seja, começando-se pelo topo da cabeça. Isso fará com os cabelos sejam limpos, de cima para baixo, sem que fiquem vestígios. Há pessoas que têm o hábito de lavar os fios, mantendo a cabeça abaixada, começando pela nuca e indo em direção à testa. Porém, isso não deve ser frequente. Além de contribuir para que restos de produtos se concentrem na parte frontal da cabeça (já que é difícil lavar bem a raiz, nesta posição), também irá dificultar muito, na hora de desembaraçá-los, favorecendo a quebra.

Como lavar e condicionar os cabelos

É importante retirar todos os vestígios de produtos dos cabelos (Foto: Divulgação)

Não é preciso exagerar na quantidade de shampoo e condicionador. Isso não irá limpar ou hidratar mais os cabelos. O correto é o equivalente a uma moeda de R$1, misturado com um pouquinho de água. Aplique, em seguida, no couro cabeludo e massageie, suavemente, indo das raízes do topo da cabeça, em direção à nuca. O comprimento dos fios não deve ser massageado demais. Ao fazer o primeiro enxágue, pode-se repetir a operação, caso se perceba que os cabelos ainda estão oleosos.

A mesma medida de condicionador (ou um pouco mais, dependendo do comprimento dos cabelos) pode ser usada. Divida os fios em 3 ou 4 partes, aplicando o produto e massageando cada uma delas, separadamente. Em seguida, enxágue bem.

 

Outros artigos

5 motivos para se vestir melhor

23/04/2015

5 motivos para se vestir melhor

5 motivos para se vestir melhor que vão te mostrar como isso pode mudar você e tudo a sua volta mesmo sem perceber. O que você veste mostra mais de você do que imagi...

2ª Via Telemar – Segunda Via Conta OI

04/05/2017

2ª Via Telemar – Segunda Via Conta OI

2ª Via Telemar - Como em todas as empresas, só se paga um conta através do recibo de pagamento. É com ele que numa lotérica ou agência bancária um devido valor é cob...