Folhagens na decoração – dicas, como usar

Isabella Moretti 27/01/2012 Bem Estar

A folhagem aparece como um toque de elegância no ambiente.

As folhagens são elementos que contribuem tanto com o jardim residencial como com os ambientes internos da casa. Elas reproduzem o verde e causam frescor, invocando a presença da natureza para tornar o lugar mais bonito e confortável. Mas, antes de investir na decoração com folhagens, é necessário conhecer as características das principais espécies.

Com flores ou sem flores, as folhagens enriquecem os ambientes de forma ornamental e sofisticada. As plantas acabam se destacando por causa dos desenhos das folhas e, muitas vezes, devido ao belíssimo caimento.

A facilidade do cultivo é um aspecto que contribui com o uso das folhagens em jardins e ambientes fechados. Torna-se muito mais fácil cuidar das folhas do que preservar as flores sensíveis, por exemplo. O plantio pode ser um pouco mais simples, mas para que a vida do verde seja preservada, é necessário tomar alguns cuidados.

Dicas para lidar com as folhagens

A Samambaia é uma espécie de folhagem capaz de criar um efeito de caimento com suas folhas.

Para manter as folhagens sempre bonitas e vistosas, é preciso reservar um tempo do dia para os cuidados básicos. Uma das medidas importantes está no hábito da limpeza, impedindo assim que as folhas fiquem empoeiradas e sem brilho. Em todo caso, use um pano úmido com glicerina líquida para recuperar em poucos minutos a beleza da folhagem.

As condições de sobrevivência das plantas nem sempre são as mesmas, por isso conhecer as necessidades de cada espécie se transforma em critério essencial. Iluminação, regas e adubo são aspectos que garantem folhagens sempre belas e resistentes.

Usando folhagens na decoração

As folhagens podem aparecer dentro de casa em diferentes composições, destacando a proposta do paisagismo. Dependendo da espécie, elas aparecem em grandes vasos ou em arranjos suspensos que deixam as folhas com um efeito mais bonito e natural.

Várias espécies de folhagens costumam ser usadas nas casas brasileiras, tais como: samambaia, pacová, tinhorão, dracenas, costela-de-adão, gloriosa, flor-de-noiva, brinco-de-princesa, sapatinho-de-judia, justícia, aspargos, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, maria-sem-vergonha, hera e tostão.

As folhagens em vasos combinam com o jardim externo.

Apesar da variedade expressiva de plantas ornamentais, as pessoas costumam ficar em dúvida na hora de posicionar a folhagem no ambiente e combiná-la aos demais elementos da decoração. Antes de trabalhar com o paisagismo, é importante ter em mente que a planta vai funcionar como um toque de charme, por isso ela não pode se apresentar em grandes quantidades.

Qualquer ambiente da casa pode ser ornamentado com folhagens, mas é sempre recomendado tomar cuidado com os exageros. As plantas com belíssimas folhas verdes combinam com o hall de entrada, sala, varanda, banheiro, jardim de inverno, jardim externo, entre outras áreas.

Use as dicas para trabalhar com as folhagens e encontrar o equilíbrio das suas composições.

Outros artigos

Puma Air Virtual

27/12/2010

Puma Air Virtual

No Brasil, surge mais uma companhia aérea especialista em vôos domésticos e voltada para facilitar à vida de quem precisa fazer as pontes áreas com conforto e mu...

As pinturas mais caras do mundo: quais são

30/04/2013

As pinturas mais caras do mundo: quais são

Pintura é a técnica de aplicar pigmento líquido, na maioria dos casos tinta, em uma superfície, atribuindo a esta formas e cores, formando um sentido ou um significa...