Folclore – Qual a sua origem?

Redacao 25/08/2015 Brasil

Folclore – Qual a sua origem? é um conjunto de mitos,  lendas e  parlendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.

O folclore faz parte da nossa diversidade nacional (Foto: Divulgação)

Folclore – Qual a sua origem?

Folclore – Qual a sua origem?: No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore. A data passou a existir e ter essa finalidade em 1965, a partir de um decreto federal. A origem do nome folclore apareceu através de duas palavras saxônicas antigas “Folk” (inglês) que significa “povo” e “lore” que significa “conhecimento”, com a junção quer dizer conhecimento popular. O criador do termo foi William John Thoms (1803-1885) pesquisador da cultura européia.

Leia mais informações sobre: Folclore Brasileiro: Tudo Que Você Quer Saber

Regiões tem suas diversidades

O folclore brasileiro constitui-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros. Cada uma das cinco regiões apresenta em sua diversidade a sua cultura nas vestimentas, danças, festas, lendas e comidas típicas. Assim, o folclore a cada ano, permite a divulgação de conhecimentos oriundos do Brasil, que ajudam a contar um pouco da história e tradição desse povo com cultura tão rica.

O Saci é um dos personagens do nosso folclore (Foto: Divulgação)

Conheça alguns personagens folclóricos

Cada região do Brasil tem suas lendas, sendo que alguns personagens do nosso folclore faz parte de todo território nacional. Para que você conheça melhor quais são os mitos regionais e nacional veja abaixo os personagens do nosso folclore separado por região do Brasil. Comum em todo Brasil são: Pé de Garrafa, Bruxa, Zumbi, Cuca, Curupira ou Caipora, Boitatá, Matinta-Pereira, Lobisomem, Mula-sem-Cabeça, Mulher da Meia Noite.

Bruxa é um dos mitos no País inteiro (Foto Ilustrativa)

Leia mais informações sobre: Lendas do Folclore – Mitos e Contos Folclóricos.

Personagens por regiões

Na Região Centro Oeste é possível encontrar mitos como o Romãozinho. Já no Nordeste brasileiro se ouve muito falar do Lenda do Quibungo, Cabeça Satânica, Besta Fera, Cidade Encantada de Jericoacoara, Papa Figo, Barba Ruiva, Cabra-Cabriola.

Mãe d'agua é um dos mitos mais conhecidos também (Foto Ilustrativa)

No norte do País, temos Mapinguari, Mãe-Dágua – A Iara, Cobra Grande ou Cobra Norato, Vitória Régia. No Sudeste, Chibamba, Saci-Pererê. Já no Sul do País temos Negrinho do Pastoreio. Vale lembrar que as vezes os personagens aparecem com nomes diferentes de acordo com cada região, mas costumam ser os mesmos personagens.

Quer saber mais sobre mitos e estórias? Aqui no Mundo das Tribos temos vários artigos que falam sobre lendas, fique por aqui e faça sua pesquisa na nossa caixa de busca.

Outros artigos

Galaxy note 8: novo tablet Samsung

16/05/2013

Galaxy note 8: novo tablet Samsung

Concorrente direto do iPad Mini, o Samsung Galaxy Note 8, novo tablet intermediário da Samsung, já está disponível no Brasil, saindo na frente do rival produzido pel...

Países que mais investem em energia verde

19/12/2012

Países que mais investem em energia verde

A energia vinda das hidrelétricas é a que move o Brasil. No entanto, alguns países estão longe de rios, ou não possuem águas com volume suficiente para a geração de ...

Feirão Ford 2011

26/02/2010

Feirão Ford 2011

Acredito que muita gente tem vontade de ter um carro próprio embora não consiga ter acesso a essas oportunidades justamente pelo fato de que os preços são inaces...