Fobia de casamento: como lidar

Há pessoas que namoram por anos e tremem só de pensar em casamento. No entanto, isso não significa que elas não gostam dos seus…

Por Editorial MDT em 28/02/2012

Algumas pessoas temem o casamento porque relutam em crescer e assumir responsabilidades. (Foto: Divulgação)

Há pessoas que namoram por anos e tremem só de pensar em casamento. No entanto, isso não significa que elas não gostam dos seus parceiros, mas sim que elas possuem algo que chega a ser uma doença: a gamofobia, ou seja, a fobia de casamento. Portanto, se o seu namorado ou você possuem esse medo incondicional, saiba como lidar com a fobia de casamento.

Essa doença ataca mais o sexo masculino, pois a mulher, tanto pela cultura quanto pela sociedade, é obrigada a se ver casada um dia. Os homens sofrem desse mal porque, inconscientemente, acham que, com o casamento, terão a sua identidade, a sua liberdade e a sua juventude perdidas, porque o matrimônio é sinônimo de prisão para eles.

Entretanto, principalmente no mundo moderno, muitas mulheres também sofrem dessa fobia, pois creem que o casamento acabará com a sua independência financeira e social, ficando dependentes de seus maridos.

Os homens sofrem mais dessa doença porque têm mais dificuldade de assumir compromissos. (Foto: Divulgação)

Os motivos da gamofobia estão intrinsecamente relacionados a traumas emocionais. Ele pode ter sido vivenciado por alguém próximo como os pais, os irmãos ou vizinhos ou pela própria pessoa, que pode ter sido abandonada por alguém. Porém, há pessoas que se baseiam em histórias fictícias para criarem tal fobia como filmes, livros ou séries de TV.

Contudo, psicólogos e psiquiatras são unânimes em apontarem a verdadeira causa da gamofobia: a dificuldade de assumir a idade adulta, pois com o casamento, as responsabilidades aumentam e a independência passa a ser dividida com outra pessoa.

As manifestações da fobia de casamento são diversas: ataques de pânico, ansiedade, boca seca, batimento cardíaco irregular, respiração ofegante, alergias, irritações cutâneas, insônias, enxaquecas, suores e náuseas.

Porém, algumas mulheres também sentem o famoso pânico na hora de se casarem. (Foto: Divulgação)

Sendo assim, para lidar com uma pessoa que sofre da fobia de casamento, é preciso ser muito paciente e calmo, pois será necessário manter muito diálogo com ela para lhe explicar que nem tudo o que ela imagina vai se tornar verdade. Além disso, acrescente que, um dia, todos temos que crescer e assumir responsabilidades, pois uma pessoa sem família, torna-se só e também sem amigos, pois esses vão se casar e ter filhos. Caso a conversa não seja suficiente, o jeito é procurar ajuda especializada.

 

 

 

 

Top