Flores de Inverno Para Decoração

Não é porque está frio que você terá um jardim, canteiro ou ambiente mal decorado, triste e pouco colorido em relação às flores. Nas…

Não é porque está frio que você terá um jardim, canteiro ou ambiente mal decorado, triste e pouco colorido em relação às flores. Nas regiões mais ao sul do Brasil, onde o inverno aperta, pode-se trabalhar a decoração e paisagismo com plantas herbáceas floríferas de ciclo curto ou anuais. Contudo, para que funcione o trabalho deve ser elaborado já nos meses de abril e maio – ou seja, está na hora. O motivo é a germinação e o início da floração, que precisam de um mínimo de 60 dias.

A floração de várias espécies pode ocorrer sem interrupção durante meses. E até mais, algumas, como as iresines, a onze-horas e o gerânio podem durar até dez anos num jardim. Elas podem ser semeadas em qualquer canteiro ou caixote se bem abrigados, com mistura de terra vegetal de boa drenagem e uma rega regular e cuidadosa. É aconselhável não colocar muito adubo químico e, após a germinação e enraizamento, deve-se repicar as pequenas mudas – definindo onde serão plantadas definitivamente.

Se você quer saber quais são as opções dessas plantas sazonais, aí vai uma lista.

Prímula (Primula)

Boca-de-leão (Antirrhinum majus)

Flox (Phlox drummondii)

Amor-perfeito (Viola tricolor)

Calêndula (Calendula officinalis)

Gazânia (Gazania rigens)

Papoula (Eschscholtzia californica)

Lobélia (Lobelia erinus)

Cravina (Dianthus barbatus)

Cinerária (Senecio cruentus)

Angélica (Polianthes tuberosa)

Petúnia (Petunia), entre outras.

Eis quatro delas mais detalhadas:

Calêndula (Calendula officinali)s

Conhecida como maravilha-do-jardim, é uma flor perene e dupla funcionalidade, pois, além de ornamental, tem usos medicinais. Suas flores têm coloração amarela ou laranja e parecem com margaridas, só que com mais pétalas. No jardim, pode compor maciços e bordaduras e embelezar vasos e jardineiras. Também é cultivada como flor de corte. Devem ser cultivadas, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares. Tolerante ao frio. Multiplica-se por sementes.

Continuar Lendo  Dicas para se exercitar no Inverno

Petúnia (Petunia)

Herbácea anual da família das Solanáceas, de grande efeito decorativo e de fácil cultivo. O colorido das flores passa dobranco puro a todos os matizes de rosa, carmim, púrpura, roxo e azul. Existem variedades bicolores, estriadas, de flores dobradas, entre outras. Podem ser cultivadas durante todo o ano, em vasos e jardineiras, com terra fértil. Recomenda-se podar após a floração e usar os brotos novos como estacas para mudas.

Amor-perfeito (Viola tricolor)

Muito conhecida, essa planta pertencente à família das Violáceas apresenta muitas variedades de cores e híbridos novos que podem ser cultivadas até em climas mais quentes. Deve ser plantada em terra rica em matéria orgânica e regada com cautela, pois não tolera excesso de água. Para que se obtenha floração exuberante nos meses de junho a novembro, recomenda-se semear de fevereiro a maio.

Papaver ou papoula (Eschscholtzia californica)

Anual cultivada em muitos países como planta ornamental e também para uso medicinal. As sementes de algumas variedades são utilizadas para consumo em alimentos. Temos muitas variedades no mercado, que produzem flores singelas e de diversas cores. A floração é abundante. Deve ser semeada de março a junho.

Top