Flores artificiais na decoração

As flores artificiais podem ser grandes aliadas na hora de decorar a casa, mas é importante tomar cuidado para não cometer equívocos na montagem…

Por Isabella Moretti em 26/03/2012

Arranjo artificial de orquídeas.

As flores artificiais podem ser grandes aliadas na hora de decorar a casa, mas é importante tomar cuidado para não cometer equívocos na montagem dos arranjos. Quando o elemento se apresenta no cômodo de forma superficial, ele ameaça a beleza da decoração por completo.

As pessoas costumam ter medo de ornamentar a casa com flores artificiais, afinal, o uso inadequado é capaz de desencadear um efeito desequilibrado, portanto, cafona. O receio de incluir o elemento na decoração se torna ainda maior quando as flores são feitas de plástico ou algum tipo de material que compromete a naturalidade.

Por mais que exista o risco de cometer enganos ao decorar com arranjos artificiais, é importante conhecer também os benefícios da ornamentação. Em primeiro lugar, os moradores não precisam se preocupar com regas, adubos ou luz, economizando tempo de uma rotina agitada. Um vaso bem montado pode ser colocado em qualquer lugar da casa, independente das condições do ambiente fechado. Por fim, as flores artificiais são mais práticas e duradouras do que as plantas de verdade.

Como escolher as flores artificiais?

O recipiente deixou o arranjo de rosas artificiais com um aspecto mais charmoso.

Para que a decoração não se torne brega é importante montar arranjos discretos e comprometidos com a aparência das flores naturais. As cópias bem semelhantes possuem o compromisso com a naturalidade, ou seja, contam com textura, cores e detalhes capazes de deixar o arranjo mais bonito e sofisticado.

Um bom arranjo artificial é capaz de enganar os olhos dos visitantes da casa, afinal, ele se parece muito com o natural e por isso não causa tantas suspeitas de não ser composto por flores de verdade. Apesar das flores artificiais servirem para enfeitar todos os cômodos, elas são recomendadas para decorar áreas de passagem, como lavabo e hall de entrada.

Evitar exageros é um critério muito importante na decoração com flores artificiais, por isso é recomendado trabalhar com arranjos discretos, como lírios e orquídeas. Para não correr o risco de ser superficial nas combinações, opte por flores de tons neutros e vasos que não chamem tanta atenção.

Efeito das flores na decoração

O arranjo de flores artificiais decora um canto da sala.

Na proporção certa, as flores artificiais deixam o ambiente mais delicado, elegante, colorido, receptivo e romântico. Elas não possuem fragrâncias, mas prometem decorar um móvel que esteja sem vida dentro do ambiente. Por mais que o arranjo seja artificial, é importante limpá-lo periodicamente e evitar o acúmulo de sujeira.

Aproveite as dicas e deixe a casa mais alegre com as flores artificiais.

Top