Flores artificiais na decoração: como usar

Por muito tempo as flores artificiais foram consideradas bregas ou fora de moda na decoração. No entanto, elas estão voltando a fazer parte do…

Por Isabella Moretti em 08/01/2013

Por muito tempo as flores artificiais foram consideradas bregas ou fora de moda na decoração. No entanto, elas estão voltando a fazer parte do visual da casa e deixam os ambientes mais charmosos do que nunca.

As flores artificiais devem ser réplicas perfeitas das originais. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Flores artificiais na decoração: dicas, cuidados

As flores artificiais estão de volta

Para que os arranjos artificiais fiquem bonitos na decoração, é importante saber como escolher as flores e fazer uma disposição de acordo com a proposta de cada espaço. Além do plástico, outros materiais também são usados para confeccionar belíssimos enfeites florais, como papel e tecido.

Nos anos 60 e 70, as flores artificiais apareciam na decoração com cores vibrantes e design evidentemente falso. No entanto, hoje os arranjos são cópias perfeitas das flores naturais e chegam a enganar os olhos com tanta perfeição dos detalhes.

Existem muitas vantagens de se usar flores artificiais na decoração, tanto estéticas como funcionais. O arranjo de mentira garante maior praticidade para a vida dos moradores, que não precisam perder tempo para regar, adubar e cuidar de outros detalhes da manutenção. Com as flores artificiais, a casa fica florida o ano todo, não importa qual a estação.

Dicas para escolher flores artificiais

As flores artificiais são mais fáceis de cuidar e decoram a casa o ano todo. (Foto:Divulgação)

Embora existam muitos modelos de flores artificiais no mercado, é preciso seguir alguns critérios para comprar as peças e montar os arranjos. Veja:

– Adquira cópias bem semelhantes das flores originais, ou seja, mesma cor, textura e altura;

– Dê preferência às flores com caule de arame, pois assim é possível curvá-las da melhor forma e montar o arranjo;

– Na hora de comprar flores artificiais, é importante evitar as peças de veludo, pois este material desbota e tem um aspecto muito falso.

Flores artificiais na decoração

Mesmo sendo artificiais, as flores conseguem transformar a decoração e aumentar a sensação de aconchego dentro de casa. Elas deixam o ambiente mais colorido, alegre e ainda por cima ajudam o visual de um ambiente a sair do óbvio.

As flores artificiais decoram com delicadeza e permitem a montagem de lindos arranjos. (Foto:Divulgação)

As flores artificiais podem ser usadas para montar arranjos, daí cabe ao morador escolher o melhor recipiente para que a peça fique bonita e natural. Uma cesta de vime, um vaso convencional, um utensílio doméstico antigo ou um cachepô são opções interessantes para valorizar o enfeite.

O ambiente escolhido também é capaz de agregar naturalidade ou não às flores artificiais. As cópias devem ser usadas para decorar espaços no qual as flores verdadeiras da espécie realmente se adaptam com as condições.

Os melhores lugares para colocar flores artificiais são as áreas de passagem, pois as pessoas não permanecem muito tempo e dificilmente notam que o arranjo é artificial. A composição também não pode ficar sobrecarregada, caso contrário, o morador vai cometer o pecado do cafona na decoração.

Veja também: Decoração com plantas artificiais

Top