FLIP 2011 – Festa Literária Internacional de Paraty

Reconhecido como um dos eventos literários mais respeitados do mundo e que colocou o Brasil definitivamente no circuito dos grandes festivais internacionais literários, o…

Reconhecido como um dos eventos literários mais respeitados do mundo e que colocou o Brasil definitivamente no circuito dos grandes festivais internacionais literários, o público já se prepara para prestigiar a Flip, Festa Literária Internacional que se realiza todos os anos na cidade de Paraty, Costa Verde, no Rio de Janeiro. Por sua qualidade, pelos autores convidados, reconhecidos e respeitados internacionalmente, pela hospitalidade da cidade e uma presença maciça do público, tanto nacional quanto internacional, a Flip se tornou uma das festas mais importantes do calendário cultural do Rio de Janeiro.

Nos cinco dias desta festa, que se inicia no dia 06 de julho, a cidade de Paraty preparou uma programação intensa para recepcionar turistas do mundo inteiro. Cerca de 200 atrações já estão confirmadas pelos patrocinadores do festival, como exposições, debates, shows, oficinas literárias, apresentação de filmes, entre outros. Por sua diversidade, os eventos estarão distribuídos pela Flip (programação oficial), Casa da Cultura, Flipzona e Flipinha.

Na conhecidíssima “Tenda dos Autores” ocorre à abertura da festa com uma conferência que reúne 20 mesas onde se destaca a informalidade. Convidados de todas as áreas culturais como escritores, cineastas, historiadores, jornalistas, artistas plásticos e o público em geral ocupam um auditório com 850 lugares. O evento conta com tradução simultânea e a transmissão, através da Tenda do Telão, alcança um público de 1400 pessoas mais a Internet.

Em sua 9º edição, o destaque da fase modernista da nossa Literatura, Oswald de Andrade (1890 – 1954), será o grande homenageado e o show de abertura contará com a presença marcante da cantora Elza Soares acompanhada de José Miguel Wisnik e Celso Sim.

Dez escritores internacionais já confirmaram sua participação na Flip 2011. Entre eles, James Elroy, autor de “Dália Negra”, um dos grandes nomes da literatura policial moderna, David Remmick, vencedor do Prêmio Politzer no ano de 1994 e responsável pela biografia de Barack Obama, conhecida como “A Ponte”, Claude Lanzmann, grande cineasta e escritor, reconhecido internacionalmente pelo famoso documentário “Shoah”. E o Brasil estará muito bem representado, como em todos os anos, com a presença de nosso ilustre João Ubaldo Ribeiro e outros escritores famosos de nossa literatura.

Leia Também:  Exposições em SP Gratuitas 2011

A Flip traz inúmeros benefícios à cidade de Paraty. Uma cidade linda privilegiada pela Natureza que a envolve e pela Cultura e História que deixam seus moradores orgulhosos. A festa promove o turismo na região, com pousadas e restaurantes de excelente qualidade, incrementa projetos educacionais e divulga a importância da preservação do seu patrimônio público. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos pelo Tickets For Fun ou através do telefone 4003-0848. Todas as informações sobre a Flip, sua criação, seus convidados internacionais, a crescente participação de editoras, seu enorme sucesso cultural durante estes oito anos vocês podem conferir no site Flip. Participem deste encontro literário internacional e conheçam as belezas naturais de Paraty!

 

 

Top