Fisker karma: preço, fotos

O Fisker Karma entrou finalmente em produção no início do ano passado, após um longo tempo de espera do setor automotivo. No total, foram…

Por Paulo Lima em 08/03/2012

O Fisker Karma traz o conforto de um sedã e o arrojo de um modelo esportivo.

O Fisker Karma entrou finalmente em produção no início do ano passado, após um longo tempo de espera do setor automotivo. No total, foram quase três anos apenas de aparições como conceito em salões e eventos ligados ao mundo das quatro rodas.

Trata-se de um modelo único, que traz o conforto de um sedã e o arrojo de um esportivo. O carro é fabricado pela Valmet Automotive, empresa finlandesa fundada em 1968 que mantém a sua sede na cidade de Uusikaupunka, onde também são fabricados o Boxster e o Porsche Caymann.

Mesmo antes de começar sua produção, o veículo já tinha inúmeros pedidos, sinal do seu sucesso entre os consumidores. Sem dúvida, o modelo é uma boa opção para quem procura um carro capaz de unir conforto e ótimo rendimento. Sem falar do seu design inovador, assinado por Henrik Fisker, responsável pelo projeto de outras preciosidades, como o Aston Martin DB9 e o BMW Z8.

O Karma vem com um pequeno motor a gasolina Ecotec 2.0, que alimenta dois propulsores elétricos que acompanha o sedã. Juntos, esses dois motores podem gerar até 408 cavalos de potência e fazer com que o carro acelere de0 a 100 km/hem apenas 5,9 segundos (Hybrid Sport) e atinja os201 km/hde velocidade máxima.

Foram quase três anos de aparições em salões automotivos antes do início de sua produção.

As baterias podem ser recarregadas em qualquer tomada doméstica comum. Além disso, o utilitário possui um sistema de freios que armazena a energia gerada pelas frenagens e acelerações, e painéis de energia solar que também ajudam a manter as baterias carregadas. Outra vantagem dos painéis é que eles servem para regular a temperatura do automóvel quando está parado, ou seja, você pode deixá-lo no sol que ele não ficará quente.

De acordo com a montadora, o modelo consegue rodar até 482 quilômetros com o motor cheio, sendo que parte deste trajeto (80 quilômetros) é feita sem que ele emita um gás poluente. Seu consumo também é extremamente baixo – cerca de 28,5 km/l – o que garante muito mais economia ao proprietário.

Como já foi dito, a produção do Fisker Karma começou no primeiro semestre do ano passado, nos Estados Unidos. Apesar de ser um sedã com estilo esportivo, o carro chegou custando US$88.000,00, o que é um valor relativamente baixo se comparado com o preço dos demais automóveis da categoria.

O utilitário é a prova de que é possível criar um modelo de bom desempenho, mas que ao mesmo tempo atenda aos padrões de sustentabilidade. Para conhecê-lo melhor, confira suas fotos logo abaixo.

Fotos do Fisker Karma

Top