Fisioterapia na Oncologia Quais os principais cuidados?

Todos nos sabemos o que é a oncologia, trata – se de tumores malignos e benignos. Existem o tratamento com quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e cirúrgico.…

Todos nos sabemos o que é a oncologia, trata – se de tumores malignos e benignos. Existem o tratamento com quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e cirúrgico.

O fisioterapeuta na oncologia ajuda esses pacientes antes e depois desses tratamentos, começa antes do pré operatório, pois ajuda o paciente a não ter complicações respiratórias durante a cirúrgia, principalmente se o paciente for tabagista.

Quando o paciente fica traqueosteomizado, que é aquele buraquinho no pescoço, ou intubado o fisioterapeuta ajuda ele a diminuir sua secreção,pois neste estado haverá um aumento excessivo.

Outro exemplo é câncer de mama onde o fisioterapeuta observa as sequelas desse cancêr após a cirurgia, que são elas, a fraqueza dos movimentos dos braços, alterações posturais, se tem alguma restrição no movimento do ombro, está sentindo dor aonde foi acometido, e como esta a dor.

Vendo tudo isso, ele faz seu plano de tratamento fisioterápico e começa a tratar esses pacientes, lembrando sempre que os aspectos psicológicos e sociais são de suma importância no que diz respeito ao resultado das sessões de fisioterapia positivos. Não trata somente o membro lesado mais trata seu paciente como um todo, mostrando para eles a necessidade de voltar a fazer suas atividades da vida diária, voltar para seu trabalho profissional. O fisioterapeuta trata as sequelas  nas quais são conseqüências do câncer.

Tem dúvidas ou sugestões sobre esse assunto? Deixe seu comentário e participe interagindo e participando conosco.

Top