Fisioterapia na Gravidez Porque é importante?

A fisioterapia durante a gestação é muito importante e após também chamamos de fisioterapia no pré parto e pós parto.A função do fisioterapeuta é…

Por Redacao em 13/11/2010

A fisioterapia durante a gestação é muito importante e após também chamamos de fisioterapia no pré parto e pós parto.A função do fisioterapeuta é orientá-la e conscientiza –la para que desenvolva toda a potencialidade de sua musculatura,cujo o controle e coordenação serão solicitados nesse momento.Então dirigimos nossa atenção na prevenção de complicações,proporcionando uma melhor  qualidade de vida à mulher e, sem dúvida, teremos um nascimento mais participativo e humanizado.

No pré parto avaliamos sinais vitais ,identificamos a etapa /fase dô parto, avaliamos a função respiratória,avaliamos a presença de edemas, batimentos cardíacos do bebê. As técnicas aplicadas no pré parto tem como objetivos, minimizar os transtornos circulatórios,melhorar o sistema cardiovascular, promover uma boa postura no pré parto, fortalecer musculatura dos membros superiores e inferiores no pré natal, manter função dos músculos abdominais, melhorar a percepção da musculatura perineal, melhorar a capacidade de relaxamento  e minimizar a dor.

Algumas técnicas como movimentos de pelve na bola antero/pôstero/lateral,massagem profunda na região lombossacral durante as contrações, massagem lenta e superficial no abdômen , sentar inclinando para frente, flexão de tronco sobre a barriga na bola,sentar em cavalo na cadeira,paciente de joelho faz pressão no períneo, e realizar TENS na região lombar,monetarização das fases  do parto e musicoterapia.

Pois poderão assumir vários tipos de posições para o parto,sendo na posição ortostática ,decúbito lateral,decúbito dorsal. Esses objetivos  proporcionam o em estar da gestante,tornando esse momento de pré parto algo mais tranquilo.

Depois do parto é de extrema importância a realização dos exercícios pois é a chave para a melhora significativa e assim o restauro da saúde da mamãe. Ainda, depois do parto deve se levar em consideração de que o corpo tenderá a se acostumar com a postura diferenciada, peso diferenciado, entre várias outras coisas. Por isso, os exercícios feitos depois da gravidez tendem a evitar problemas futuros como:

– Disfunção ao assoalho pélvico
-má postura
– motilidade  gastrintestinal reduzida por amamentar
– Alto imagem negativa (depressão pós-parto)

Portanto, fazendo os exercícios para  estimulação dos músculos, movimentos de membro superiores e inferiores além da estimulação do aparelho circulatório. Caso você queira saber mais sobre isso, acesse ao site da Fisio Clinic pelo endereço http://www.fisioclinicsantos.com.br/html/popups/gestantes.html e tenha mais informações.

Top