Fique Rico: Entrevistamos o Milionário Proprietário do Blog!

Este mês (Junho/2008) completa 1 ano desde que começei a blogar.

Com isso pretendo dar início a grandes novidades neste blog, que tem um significado todo especial para mim e ao qual levo com tanto carinho e motivação.

Para começar essa nova fase com o pé direito, conseguimos uma entrevista com o proprietário do Fique-Rico, o Paulo Faustino. Aproveitando para esclarecer, antes que me julguem, ele não é milionário, apenas quis fazer uma graça aqui para deixar o título um pouco mais atrativo, ok?

Pois bem, ele nos respondeu gentilmente à algumas perguntas que acredito serem pertinentes a todos os blogueiros que buscam lucrar ou mesmo ter um blog de sucesso.

Sendo assim, nada melhor que começar perguntando para alguém que já trabalha com isso há alguns anos e sabe bem como é este mercado de trabalho, quais as oportunidades, desafios e dificuldades.
Bom chega de lero lero e vamos ao que interessa:

MundodasTribos: Para iniciar este bate-papo, gostaria de agradecer a sua colaboração! Que tal começarmos falando um pouco de você e do trabalho que realiza? Muitos leitores do MundodasTribos ainda não o conhecem!


Paulo Faustino
: Queria agradecer ao “Mundo das Tribos” pelo convite. O meu nome é Paulo Faustino e sou um Português de Portugal.

Neste momento trabalho como freelancer na internet, gerindo blogs e websites da minha autoria e construindo também projectos para outras pessoas, sejam elas profissionais ou particulares.

O blog que mais se tem evidênciado no meu portifólio ultimamente, tem sido o Fique-Rico. Quanto aos trabalhos para o exterior, faço um pouco de tudo entre construção de websites profissionais, blogs para todos os nichos, lojas de e-commerce. Aproveito para deixar aqui o endereço da minha empresa: Web Industries.

Em meu tempo livre, pratico desporto. Geralmente vou ao estádio praticar atletismo e fazer ginásio 3 a 4 vezes por semana, neste momento. Tenho aproveitado também para fazer alguns kilometros de bicicleta e fico com a minha namorada em outros tempos livres e dias não ocupados.
Ao fim-de-semana aproveito para descansar um pouco e relaxar do excesso de trabalho. Ao sábado jogo sempre uma partida de futebol com colegas e geralmente o Domingo é passado com a família, em casa ou na rua.

Não no jogo computador faz tempo. Acabei por focar os meus hobbies nos meus blogs e websites e com isso, acabei por esquecer as outras vertentes lúdicas que geralmente as pessoas usufruem, como os jogos de computador, filmes, séries TV, etc.

MT: Além do Fique-Rico você certamente administra outros blogs e projetos na internet. Explique um pouco sobre como você consegue administrar seu tempo para realizar todas tarefas diárias e ainda postar artigos de qualidade no Fique-Rico.

PF:
A minha vida está extremamente sectorizada em termos de horário. Sei o que vou fazer em cada hora do dia e portanto é relativamente simples conseguir coordernar isso tudo. Geralmente levanto-me por volta das 11h e deito-me por volta das 3/4h da manhã. Em média trabalho cerca de 12/14H por dia. O tempo restante é lazer diário.

Neste momento administro alguns projectos pessoais e de clientes e há sempre tempo para tudo. É uma questão de calendarizar as tarefas e ser rigoroso.

MT:
Poderia citar algumas dicas para aqueles bloqueiros que já ganham algum dinheiro com seu blog, mas não sabem como será no futuro ou mesmo, não se preocupam em investir o dinheiro ganho com os blogs ?

PF:
Há duas grandes regras quando se gera dinheiro online. A primeira é ter rendimentos diversos, ou seja, não depender unicamente do Google Adsense, porque um dia há uma penalização ou um problema, e o blogger fica imenso tempo sem receber, prejudicando claramente a sua vida.
A segunda grande regra é investir. Eu geralmente invisto cerca de 80% dos lucros que ganho na internet. Estou constantemente a investir na divulgação dos meus projectos, e só dessa forma é possível crescer, a taxas de 50% ao mês.


MT: Para você quais são os “ingredientes” ideais para uma pessoa que deseja ter sucesso com blogs, existe uma fórmula mágica ?

PF: Não existe uma grande fórmula mágica a meu ver. Na verdade, toda e qualquer pessoa é um potencial vencedor na internet e na blogosfera. Há no entanto condicionantes que marcam uma grande diferença entre um Blogger e um PROBlogger. Uma delas é o factor investimento e a outra é o facto dedicação. Geralmente os bloggers dedicados conseguem resultados porque são pacientes e sabem aguardar pelo momento certo.
Estudos de impacto na blogosfera, indicam que mais de 50% dos blogs que são criados diariamente, nunca chegam a atingir mais de 3 meses de vida.
Isto acontece porque as pessoas procuram dinheiro fácil.


MT
: Vejo que as redes sociais funcionam muito bem com você, um exemplo é o diHiTT, lembro do post em que falava que recebeu mais de 2.000 visitas vindas dele. Hoje em dia existem milhares por toda internet. O ideal é participar de todas ou ter apenas uma ou algumas e se focar nelas ?

PF: Eu nisso sou um pouco suspeito para falar. Actualmente utilizo cerca de 20 redes sociais de Portugal e do Brasil, mas de todas elas, a única que me traz resultados satisfatórios, é o diHiTT. Este mês de Junho tenho previsto receber cerca de 3000 visitas vindas do diHiTT e o objectivo é fazer este número aumentar ainda mais.
Agora provavelmente irá perguntar-me: então porque utiliza as outras 19 redes?
Utilizo as outras 19 redes, porque o somatório de todas elas também é um número aceitável de novos visitantes no blog, mas na realidade eu não o faço por causa desse pormenor. Eu continuo a espalhar os conteúdos nas redes sociais, com o objectivo de atrair mais backlinks para o meu blog, e ajudar assim ao crescimento da minha estrutura nos motores de busca.

Concluindo, recomendo a utilização de várias redes sociais, se tiver tempo para administrá-las.

MT: O Fique-Rico vem crescendo fortemente nos últimos meses, tenho acompanhado seus artigos e gosto bastante. Noto que ele já vem se tornando referência para muitos blogueiros que buscam lucrar com seus blogs. Você esperava todo esse sucesso ? E quais são seus planos para o futuro?

PF: Quando iniciei o Fique-Rico a 6 de Fevereiro, tinha objectivos muito interessantes, que fui alcançando rapidamente com o tal investimento que geralmente faço todos os meses. Neste momento o blog está a crescer imenso e a atingir patamares que provavelmente não esperava tão rapidamente.
Ainda assim, não estou surpreso com as metas já atingidas, porque tenho trabalho imenso no projecto e isso tem-me dado um gozo enorme.
No futuro a curto prazo, pretendo chegar aos 4 digitos no marcador de RSS Feeds, e continuar a crescer a uma taxa de 50% ou superior.
Tenho também outras metas ao nível da monetização e da construção de novos tentáculos, mas isso fica ainda no segredo dos deuses…


MT: Uma curiosidade, o nome do blog é “Fique-Rico” isso tem a ver com sua situação financeira ou foi mesmo para chamar atenção ?


PF
: O nome do blog surgiu quase que de forma natural e engraçada. Embora seja um nome bastante sugestivo, foi das primeiras coisas que me vieram à cabeça e mais tarde acabei mesmo por comprar o domínio e começar a trabalhá-lo. A parte do Fique-Rico está também directamente associada à monetização de blogs e ao tipo de trabalho que desenvolvo dentro do Fique-Rico.

MT: Gostaria de deixar uma dica, algo que não tenhamos comentado ou deixar uma mensagem aos leitores do MundodasTribos ?

PF
: Queria deixar uma mensagem de incentivo a todos os bloggers, webmasters, micro-bloggers, iniciantes. Nunca deixem de perseguir os vossos sonhos e objectivos. Não tenham medo de arriscar e procurar aquilo que realmente querem, quando se têm a certeza de que é realmente aquilo que gostam de fazer.

Trabalhar em casa tem vantagens e desvantagens, mas para quem gosta, é certamente a melhor profissão do mundo.
Agradeço ao colega Paulo Lima a amabilidade da entrevista e convido-o a visitar o meu blog Fique-Rico em

MT: Bem, chegamos ao final da entrevista, me sinto muito satisfeito pelo contéudo aqui apresentado. Espero que possa ser útil não só a muitos blogueiros, mas também às pessoas que buscam saber um pouco mais sobre blogs, monetização e afins.

Vida longa ao Mundodastribos e todos Blogs que buscam crescer cada vez mais! Vamos juntos, galera!

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

6 Comments - Add Comment

Reply