Finanças pessoais: Veja algumas dicas de livros e cursos para melhorar!

Felipo Bellini 23/02/2022 Notícias

Saber controlar suas finanças pessoais é indispensável para quem almeja ter uma boa qualidade de vida e manter a consciência tranquila. Pois, quando estamos com dívidas e as datas dos boletos perto do vencimento, surge o estresse o qual desestabiliza outras áreas de nossas vidas.

Por esse motivo, queremos ajudar você com algumas dicas de livros e cursos para melhorar as suas finanças pessoais.

O que fazer para melhorar as finanças?

Inicialmente, é necessário definir de qual ponto você está partindo. Reúna suas contas e verifique a quantia na sua conta bancária para saber se está em apuros ou tem uma quantia razoável.

A partir disso, pegue um papel e caneta para anotar todos os seus gastos mensais. Inclua os gastos fixos (conta de luz, internet, supermercado, etc.) e gastos variáveis (delivery, compras,etc.).

O que fazer para melhorar as finanças

Fonte/Reprodução: original

Agora é só comparar com o salário que você recebe com os seus gastos mensais. Se os gastos excederem o seu salário, verifique onde você pode economizar para resolver essa questão.

Quitar as dívidas é a prioridade, então tente negociar, ter uma renda extra ou economizar para tornar isso possível.

Livros e cursos para melhorar as finanças

Os Segredos da Mente Milionária

Este livro mostra como pessoas milionárias pensam e qual linha de pensamento é necessário para chegar lá. Conta brevemente a  história do escritor, Harv T. Eker e ensina dicas valiosas para lidar com o dinheiro.

O Investidor Inteligente

Escrito por Benjamin Graham, é um dos livros mais renomados quando o assunto é investimento. O conhecimento é tão extraordinário que já ajudou  Warren Buffet a entrar para o ranking mundial de pessoas mais ricas. Ideal para você que ainda é leigo e deseja aprender a investir.

Pai Rico, Pai Pobre

Um livro focado em educação financeira, o qual mostra que os ensinamentos para ter uma boa vida financeira vem através das pequenas lições passadas de pais para os filhos. Escrito por Robert Kyosaki.

Quem Pensa Enriquece

Este livro foi escrito por Napoleon Hill com base em pesquisas focadas nos homens mais bem sucedidos do mundo. Após as análises criteriosas, conseguiu detectar os 15 atributos que esses homens têm em comum.

Se você não leu ainda, recomendo que escolha um e absorva todas as dicas mais importantes. Aliás, para ter sucesso em qualquer área é preciso aprender com os melhores.

Como cuidar de suas finanças pessoais?

As dicas  mais básicas foram explicadas previamente. Agora, vamos direto aos pontos cruciais para controlas as finanças pessoais de maneira mais eficiente.

  • Planilha: pode ser online ou na sua agenda. Anote todos os gastos do mês, e verificar se correspondem com o que você planejou.
  • Não comprometa toda sua renda. Tenha uma reserva extra em casos de emergência.
  • Anote no calendário e se possível um lembrete no celular, para não esquecer de pagar as contas no dia correto. Evitando assim, os temidos juros.
  • Aprenda a investir seu dinheiro. Se fizer o seu dinheiro render de forma passiva, você conseguirá realizar outros objetivos sem precisar ter um trabalho extra.

Essas são algumas das incríveis dicas que você pode aprender nos livros indicados. Selecione um e aprenda como melhorar suas finanças pessoais efetivamente.

Outros artigos

Descubra como funciona a dieta dos pontos

02/12/2011

Descubra como funciona a dieta dos pontos

A dieta dos pontos é muito difundida entre as pessoas que pretendem perder peso porque ela é fácil de ser seguida, já que permite a ingestão de todos os tipos de...