Fim da linha: como terminar uma relação de maneira saudável

Você achou que tinha encontrado a sua tampa da panela, porém, o tempo foi passando e a pessoa se mostrou diferente do que você…

Por Editorial MDT em 03/10/2011

Você achou que tinha encontrado a sua tampa da panela, porém, o tempo foi passando e a pessoa se mostrou diferente do que você pensava. Então, após tentar levar o relacionamento adiante, você percebeu que vocês realmente não foram feitos um para o outro. Agora, chegou a hora mais difícil de um relacionamento: terminá-lo, mas de maneira saudável, sem que restem mágoas.

Sair de uma relação sem machucar ou sem ser machucado é quase impossível, pois há sentimentos que não podem ser apagados de uma hora para a outra. Portanto, nesse momento, é preciso fazer com que a conversa seja o menos dolorida possível e que ambos possam continuar a viver as suas vidas normalmente. Para tanto, saiba como terminar uma relação de maneira saudável.

O namoro deve ser terminado pessoalmente. Usar a internet ou o telefone para tal fim, além de ser muito desrespeitoso, é uma grande falta de consideração pela pessoa com quem você teve tanta intimidade. Olhe nos olhos da pessoa e seja muito honesto ou honesta nos seus argumentos porque está terminando o relacionamento.

A escolha do local e do horário certos é essencial para não causar mais dor no rompimento do namoro. O lugar deve ser calmo e tranquilo, não uma festa ou balada. Quanto ao horário, evite intervalos para o almoço ou outros momentos corridos. Vocês terão que ter bastante tempo para que todos os pontos sejam discutidos e esclarecidos. Somente assim a pessoa poderá compreender os seus reais motivos para o término do relacionamento.

A primeira pessoa a saber da sua intenção em terminar o namoro deve ser a outra parte envolvida. Portanto, nunca conte a ninguém sobre a sua vontade de acabar o seu relacionamento, pois o assunto pode chegar ao seu namorado (a) antes da hora e deixá-lo (a) ainda mais magoado (a).

Quando um namoro acaba, é difícil manter a mesma amizade. Logo depois do fim dele, tente se afastar da pessoa, pois ela certamente ainda estará magoada e preferirá ficar longe de você para não sofrer ainda mais. Por isso, evite ligar, conversar ou procurá-la. Com o passar do tempo, a situação vai se normalizando, principalmente se vocês fizerem parte do mesmo grupo de amigos, e a amizade pode voltar, porém, nunca como antes.

Cada pessoa reage de um modo quando é rejeitada. Algumas gritam, outras partem para cima e outras choram desesperadamente. Portanto, essa é a hora em que você tem que ter mais cautela para não piorar a situação. Se na hora da conversa final a pessoa começar a gritar, xingar ou a chorar, não reaja. Deixe que ela se acalme e pense no que aconteceu, porque o momento é de grande dor.

Terminar uma relação de maneira saudável é o melhor para ambas as partes. Entretanto, é preciso ter muito tato e boa conversa para fazer isso sem magoar tanto a outra parte envolvida. Por isso, antes de acabar o relacionamento, coloque-se no lugar do seu par para saber como gostaria de ser tratado nesse momento.

Top